Evento discute agronegócio de base florestal

Agronegócio

Evento discute agronegócio de base florestal

No dia 24/08, o pesquisador Erich Schaitza, da Embrapa Florestas, participou como palestrante do 6º Agrooutlook
Por:
35 acessos

No dia 24/08, o pesquisador Erich Schaitza, da Embrapa Florestas, participou como palestrante do 6º Agrooutlook – Foro de Agricultura de America del Sur. Organizado pela editoria de Agronegócio da Gazeta do Povo, o evento reuniu mais de 500 pessoas 46 palestrantes e moderadores, representando 12 países. Entre os participantes, lideranças e representantes de todos os elos da cadeia produtiva. Em pauta, as tendências do agronegócio mundial a partir da realidade e potencial sul-americano.

Schaitza foi palestrante do painel “O agronegócio de base florestal como contraponto aos desafios ambientais do século XXI”, que teve a participação de Juliana Monti, da ABAG, e moderação de Aguimar Mendes Ferreira, da STCP. 

Para situar os participantes, Ferreira abriu o painel passando alguns dados do setor de base florestal, entre eles que a atividade florestal deve crescer três vezes nos próximos anos, com redução de área plantada e aumento de produtividade. Pela Abag, Monti apresentou dados de plantações florestais da Ibá e ressaltou que a Abag tem incentivado a ILPF. “O componente florestal ainda é o elo mais frágil desta integração”, comentou Monti. “Para aumentar a escala, é preciso investir fortemente em transferência de tecnologia, assistência técnica rural e capacitação”, analisou. 

Em sua palestra, Schaitza abordou a questão florestal dentro de cinco panoramas: florestas para as pessoas; florestas e mudanças climáticas; florestas e produtos florestais para um futuro mais verde; biodiversidade, serviços ambientais e invasões biológicas; florestas, interações com solo e água. “A floresta desempenha papel importante na paisagem rural. Com planejamento, é possível ter agricultura e floresta sem competição”, esclareceu. O pesquisador ressaltou que o manejo florestal é cada vez mais importante e é necessário que gere renda com sustentabilidade. 

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink