Evento discute produção de milho e soja no Acre
CI
Imagem: Marcel Oliveira
AGRICULTURA

Evento discute produção de milho e soja no Acre

O seminário será realizado na próxima quarta-feira, 6 de abril
Por:

“Estratégias para consolidação da produção intensiva de grãos no Acre” é o tema do seminário que será realizado na próxima quarta-feira, 6 de abril, a partir das 15 horas, na Federação da Agricultura e Pecuária do Acre (Faeac). O evento é promovido em parceria entre a Câmara Técnica do Agronegócio do Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento do Acre, a Embrapa e a Faeac.

O encontro tem o objetivo de aproximar produtores rurais e autoridades ligadas à agropecuária para debater ações de fortalecimento e crescimento da cadeia produtiva de grãos no Estado, em especial o cultivo de milho e soja. Participam, como palestrantes, os pesquisadores Judson Valentim, Embrapa Acre, e Sebastião Pedro da Silva Neto, coordenador do Programa de Melhoramento Genético de Soja da Embrapa para o Centro-Norte do Brasil e atual chefe-geral da Embrapa Cerrados (Brasília/DF).

Além disso, será uma oportunidade para os agricultores conhecerem tecnologias e experiências que impulsionam a produção de grãos, com o uso de técnicas para a intensificação da agricultura. Segundo Bruno Pena Carvalho, chefe-geral da Embrapa Acre,  esse intercâmbio fortalece as ações de pesquisa para consolidar a produção intensiva de grãos no Estado, com a recuperação de áreas degradadas e a implantação do sistema Integração Lavoura-Pecuária (ILP) em pastagens. “Esse evento ocorre no final da colheita da soja aqui no Acre e estamos com boas perspectivas de produtividade. A expectativa é ampliar as áreas de Integração Lavoura-Pecuária”, destaca.

Para o presidente da Faeac e coordenador da Câmara do Agronegócio, esses espaços promovem a identificação de necessidades concretas para um investimento em ações seguras no setor. “Com a busca de técnicos e conhecimentos competentes, incluindo também a alternativa de políticas públicas ligadas a esta cadeia produtiva, será possível dar o salto qualitativo e quantitativo que almejamos", afirma.

Produção de milho e soja no Acre

De acordo com dados do IBGE, nos últimos 10 anos, a área cultivada de milho no Acre caiu 15%. Em compensação, a quantidade produzida subiu 28% e o rendimento de produção (kg/ha) cresceu 36%. Em 2021, a produção de milho ficou em cerca de 7.300 toneladas.

O cultivo de soja começou a ser introduzido e incentivado no Acre em 2017. Nesse período, a produção do grão deu um salto de 7.000% e a produtividade foi de 60 sacas por hectare, um pouco acima da média nacional que é de 57 sacas.

Em áreas já desmatadas com a utilização do sistema Integração Lavoura-Pecuária, o valor bruto do plantio de milho e soja foi de R$ 15.420,00 por hectare/ano.

Serviço: Seminário “Estratégias para consolidação da produção intensiva de grãos no Acre”

Data: 6 de abril, quarta-feira 

Horário: 15h às 18h

Local: FAEAC - Rua Quintino Bocaiuva, 1779 - Bosque, Rio Branco/AC

Quanto: gratuito

Informações: (68) 99959-8606 ou forumdoacre@gmail.com


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.