CI

Evento inédito traz programação para toda semana


O mercado equestre estará em vitrine a partir desta terça-feira (19), em Cuiabá. Até o próximo sábado, dia 23, uma extensa programação voltada às raças Quarto de Milha e Paint Horse estará sendo realizada pelo Haras Twin Brothers, por meio de um evento inédito, a 1ª Semana do Cavalo. Conforme o proprietário, Marco Póvoas, a programação traz atrações, que assim como a Semana do Cavalo, jamais foram vistas em todo o Estado, como o primeiro leilão do Haras e provas técnicas de ‘Laço Cabeça e Laço Pé’.


“Nunca houve um evento deste porte no Estado. Para efeito comparativo, estamos fazendo com cavalos, o que se faz há anos com o Nelore, no Estado”, frisa Póvoas. Além de provas técnicas de Tambor e Team Roping, leilão, completam a programação palestras, clínicas, cursos de laços ministrados pelos campeões Rafael Paolielo e Ricardo Basseto, galeria de garanhões, tendas gastronômicas, espaço kids e música ao vivo. “O que viu no Estado até o momento foram provas de Laço de cronômetro, onde vence quem faz o circuito em menor tempo. Nas provas técnicas a performance do cavalo que é julgada”, explica. Para a realização destas avaliações cinco juízes habilitados em nível nacional foram trazidos ao Haras.

A empresa, 100% mato-grossense, com 13 anos de atuação, e que atualmente tem a maior parte do plantel formada por Quarto de Milha, com genética dos Estados Unidos, país referência na raça, assim como do Paint Horse, quer fomentar o mercado equestre e divulgar a raça. “Vamos aproveitar este bom momento de mercado aquecido”.

DESTAQUE – Na sexta-feira, dia 22, o Haras promove seu primeiro leilão e para estreia desta galeria de garanhões e matrizes campeões nacionais e internacionais, foram selecionados 46 lotes, sendo quatro deles da raça Paint Horse e 42 de Quarto de Milha. “Estamos há dez anos participando de leilões pelo Brasil, mas esta é a primeira vez que promovemos nosso próprio evento, é claro, com convidados de outros países e estados do Brasil”, anuncia Póvoas.


Dois lotes são aguardados para o evento, a venda de cotas do garanhão do Haras, Super Doc Bee e de uma das suas filhas já com lastro de títulos, a Mist Bee Bryan, ambos Quarto de Milha. “Fazer um campeão é um trabalhoso custoso e que leva tempo porque ele precisa participar de várias provas, e ao invés de comercializar nosso campeão, vamos vender 20 cotas que dão direito a coberturas de éguas por toda a vida reprodutiva dele”. A estimativa do organizador é contabilizar um faturamento de R$ 1 milhão, cifra que se atingida será bastante comemorada e ilustrará de fato o comportamento do mercado.

Super Doc Bee é a segunda geração de uma linhagem de campeões e já produz filhos líderes. Ele, que teve um pai importado e campeão, foi criado no Estado de São Paulo e adquirido pelo Haras há cerca de três anos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.