CI

Evento no MT apresenta pesquisa com genes tolerantes à ferrugem

Pesquisadores já identificaram vários novos genes com resistência ou tolerância à doença


A última etapa do TecnoCampo 2007, que acontecerá na sexta-feira e sábado (31-03) em Rondonópolis (MT), apresentará informações sobre os resultados dos trabalhos de pesquisa para o desenvolvimento de novos genes para o controle da ferrugem da soja. A busca de cultivares que possibilitem uma maior segurança no controle da doença pelo produtor rural é a prioridade do Programa de Melhoramento Genético de Soja da Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso (Fundação MT) e da TMG Tropical Melhoramento e Genética.

Os pesquisadores das duas empresas envolvidas neste desafio já identificaram vários novos genes com resistência ou tolerância à doença. Dentre as características destes novos materiais está a resistência ao fungo causador da ferrugem da soja, boa adaptação às condições do Cerrado e boa produtividade.

“A principal característica que estas variedades devem apresentar é que a progressão da doença deve ser mais lenta, ou limitada a uma determinada fase do desenvolvimento da planta. Isto deverá permitir uma redução no número de aplicações de fungicida bem como uma maior eficiência de controle com o fungicida, pois ficará mais fácil para o agricultor acertar o tempo da aplicação”, relata o pesquisador da TMG, Éberson Calvo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.