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Evento propõe fortalecimento da marca do algodão brasileiro

Evento reúne na Bahia principais cotonicultores do país e traz fórum de debates com grandes nomes do agronegócio


Uma moeda forte, sem fronteiras, reconhecida em todo o mundo. Consagrado ano a ano, por reunir os maiores cotonicultores do país e renomados especialistas do setor, a 13ª edição do Clube da Fibra 2007– com realização da FMC Agricultural Products - acontece entre os dias 26 e 27 de julho, na Bahia, propondo um novo desafio: o fortalecimento da marca do algodão brasileiro.

Na quinta-feira (26-07), a partir das 8h30, os painéis discutem os avanços e políticas necessárias para o setor. O secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Edílson Guimarães, fala do Novo Plano Safra – Planejamento Safra 07/08. O deputado federal pelo PSDB e membro da Comissão da Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, Antonio Duarte Nogueira, participa do painel Visão Política para o Agrobusiness.

No período da tarde, o consultor de algodão do Grupo Safras & Mercados, Miguel Biegai Júnior, participa do painel Panorama brasileiro: tendências da produção e do mercado brasileiro. A visão da China e da Índia sobre produção, consumo e importação do algodão chega com Charles Tang, presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-China, e Roberto Paranhos do Rio Branco, presidente da Câmara de Comércio Brasil-Índia.

Na sexta-feira, Adrian Moguel y Anza, vice-presidente da Allemberg - Divisão de algodão do Grupo Louis Dreyfus - participa do painel Cotton Pricing. O consultor de agronegócio e ex-vice presidente de Agronegócio e Governo do Banco do Brasil, Ricardo Conceição, debate O Agronegócio e o Endividamento Agrícola. No período da tarde, para abordar as Oportunidades de mercado e Desafios da logística, o convidado é Paulo Augusto Vivacqua, Presidente do Consórcio Corredor Atlântico Sul e Secretário de Estado do Espírito Santo.

Para encerrar os painéis em torno do tema desta edição, o Consultor pela ARIES Consulting e FGV Projetos, Adalberto Belluomini, fala de Marketing e Branding: a importância da marca na conquista de novos mercados.

Considerado um dos principais eventos para a cultura do algodão, o Clube da Fibra chega a sua 13ª edição consagrando-se como um importante fórum de discussão para a cotonicultura brasileira reunindo os mais importantes produtores do país e renomados especialistas de diferentes esferas. O evento conta também com o apoio da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) e Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa).

Em 2005, durante a 11ª edição do Clube, foi apresentado ao setor o Instituto do Algodão Social (IAS), um projeto que conta com uma estrutura de profissionais e técnicos que atuam nas cidades-pólo das regiões algodoeiras, realizando cursos e orientações aos produtores e empreendedores sobre rotinas e normas de segurança, saúde ocupacional e meio ambiente com o objetivo de adequar as fazendas produtoras às normas trabalhistas.

Em 2007, o IAS apresenta seu Selo de Conformidade Social, um instrumento que informa a origem do produto cultivado por empreendedores rurais de Mato Grosso, tornando-se informação ao comprador da matéria-prima e ao consumidor final, atestando que o algodão foi produzido sem a utilização de mão-de-obra infantil e mão-de-obra forçada e sem submeter o trabalhador a condições degradantes ou indignas. As informações são da assessoria de imprensa do evento.

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