CI

Evento visa à valorização da batata-doce em Barra do Quaraí

Com o objetivo de valorizar os moradores das comunidades do interior do município, através da divulgação da cultura da batata-doce


Com o objetivo de valorizar os moradores das comunidades do interior do município, através da divulgação da cultura da batata-doce, alimento tradicionalmente utilizado na região, a VII Expodoce aconteceu no último domingo (11/06), na localidade de Guterres, no interior do município de Barra do Quaraí. Organizado pelo Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Barra do Quaraí e Secretaria Municipal de Agropecuária, o evento comercializou produtos à base de batata-doce, como pudins, doces, pães e cucas.

O extensionista da Emater/RS-Ascar, Daniel da Costa Soares, falou sobre as variedades de batata-doce cultivadas no município. Entre elas, a BRS Amélia, a BRS Rubissol e a BRS Cuia, melhoradas da Embrapa e produzidas no município através da Assistência Técnica da Emater/RS-Ascar. Soares também destacou a batata-doce cenoura, cultivar que tem predomínio na produção do município. 

Após abertura, moradores de Barra do Quaraí e Uruguaiana expuseram seus produtos para venda, como, pães, cucas, doces em calda, negrinho, branquinho, mandioca embalada a vácuo, doce de batata e produtos de artesanato em lã. 

Na parte da tarde, ocorreu o desfile para a escolha da rainha Expodoce, que é dividida em duas categorias, juvenil (11 a 14 anos) e adulta (a partir dos 15 anos). Foram escolhidas, na categoria adulta, Tania Elizabeth, e Amanda Rodrigues na categoria juvenil.

Os dois alunos melhor colocados no concurso de desenho da Escola Municipal Manoel Imas dos Santos, cujo tema foi ?O lixo e sua importância?, Bruno Ribeiro do 5º ano e Leandro dos Santos do 4º ano, receberam como premiação um Kit escolar. A melhor redação sobre o tema ?Os benefícios da batata doce para a saúde?, redigido pela aluna Janine Schmid, também foi premiada com um Kit escolar e medalha.

Ao final do evento, são de costume escolhidos os melhores pratos doces e salgados à base de batata-doce. Na categoria dos salgados, o pão caseiro feito pela produtora Vera Maria Moreira Rodrigues ficou em primeiro lugar, e o segundo lugar foi o suflê à base de batata-doce, elaborado por Laila Khalaf. Já na categoria dos pratos doces, o primeiro lugar ficou com o bolo feito por Tania Elizabeth e, em segundo lugar, o bolo à base de batata-doce, feito por Vera Rodrigues.

Participaram da Expodoce em Barra do Quaraí o chefe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, Daniel da Costa Soares, o secretário de Agropecuária e Interior, Juarez Galvão Junior, e o representante do Sindicato dos Trabalhadores Rrurais de Barra do Quaraí, Idélcio Pillar Rodrigues.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.