Eventos em MS e GO abordam o desenvolvimento sucroenergético
CI
Agronegócio

Eventos em MS e GO abordam o desenvolvimento sucroenergético

A safra 2012/2013 deverá ter aumento de 11,7% no Estado
Por:
A safra 2012/2013 de cana-de-açúcar deverá ter aumento de 11,7% em Mato Grosso do Sul, chegando a 37,8 milhões de toneladas segundo estimativas da Associação dos Produtores de Bioenergia de MS(Biosul). Consequentemente, a produção de etanol, que detém 63% do mix de produção, deverá crescer 26%, chegando a dois bilhões de litros. A produção de açúcar será elevada em 5,72%, com expectativa de atingir 1,67 milhões de toneladas.


Além do açúcar e álcool, a bioeletricidade se consolida como terceiro produto oferecido pelas usinas. O estado entregou para o sistema interligado nacional 1.100 GWH em 2011, o que representa segundo a Biosul quase o dobro do consumo de todo o setor industrial no ano anterior, que foi de 638 Gigawatt-hora. Para 2012, a expectativa é elevar em 18% a cogeração de energia, chegando a 1.300 Gwh.

As perspectivas e demandas geradas pelo crescimento do setor sucroenergético no Estado e na região Centro-Oeste serão abordadas em eventos realizados em Mato Grosso do Sul e Goiás. A Federação da Agricultura e Pecuária de MS fará na próxima terça-feira (17) o lançamento do Canacentro e do Canasul, dois eventos planejados para fomentar este que se mostra um dos mais promissores segmentos do agronegócio da atualidade.


O 1º Congresso do Setor Sucroenergético do Brasil Central (Canacentro 2012) será realizado em Goiânia, nos dias 15 e 16 de agosto. Realizado pela Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e Sifaeg/Sifaçúcar, o evento vai discutir a sustentabilidade da produção sucroenergética com produtores independentes, indústrias e governos, reunindo todos os elos envolvidos na cadeia produtiva. O país produz hoje mais de 571 milhões de toneladas.

O 6º Canasul será realizado em Dourados, de 22 a 24 de outubro de 2012, no Sindicato Rural do município. Vai reunir pesquisadores e empresários dos segmentos agrícola, metal mecânico e biocombustíveis. O evento é uma realização da Prefeitura Municipal de Dourados, da Famasul, Biosul e Seprotur.


O lançamento dos dois eventos – Canacentro e Canasul – acontecerá na sede da Famasul, na terça-feira (17), às 8h30, e terá presença do prefeito de Dourados, Murilo Zauith.

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink