CI

Eventos Extremos será tema do próximo Fórum da Abag

Um dos palestrantes do Fórum será Harold Doley III, Diretor do Grupo Lugano, que irá relatar a experiência de New Orleans (EUA) com a passagem do Katrina


Um dos palestrantes do Fórum será Harold Doley III, Diretor do Grupo Lugano, que irá relatar a experiência de New Orleans (EUA) com a passagem do Katrina

A Abag – Associação Brasileira do Agronegócio promove no próximo dia 18 de novembro um debate sobre um dos principais desafios da humanidade neste século – os eventos extremos. O 19º Fórum Abag, terá inicio às 8h no Hotel Maksoud Plaza, em São Paulo.

O aumento na frequência de eventos climáticos extremos, como chuvas intensas, vendavais, furacões, ondas de calor e secas prolongadas são cada vez mais motivo de estudo da comunidade científica no Brasil e no exterior. “Os eventos extremos tem merecido uma atenção especial e cada vez mais prioritária em âmbito internacional, no rastro dos efeitos das mudanças climáticas e o aquecimento global”, diz Carlo Lovatelli, Presidente da Abag.
Além de ser diretamente prejudicada pelas alterações do clima, ataques de pragas e focos de doenças, a atividade agropecuária pode ser penalizada de forma indireta pelas adversidades climáticas. “Com maior poder de destruição, os eventos extremos podem comprometer sensivelmente infraestruturas de apoio ao escoamento da produção agrícola, como estradas, pontes, armazéns, indústrias e portos”, explica Lovatelli.

Nos últimos dezoito meses, vários fenômenos climáticos prejudicaram a produção agrícola no mundo: monções na Índia afetou a produção de açúcar, seca no leste Europeu causou a diminuição da produção de trigo e inundações no Paquistão reduziu a oferta de arroz. Aqui no Brasil, a safra de verão 2010/11 está sendo plantada com atraso, por falta de umidade no solo. Outro fator preocupante foi o aumento em 134% nos focos de queimadas de janeiro a agosto desse ano, comparado ao mesmo período do ano passado. Foram registrados 41,6 mil focos, segundo o satélite de referência do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Um dos eventos extremos que mais comoveu o mundo foi o Furacão Katrina, que devastou New Orleans (EUA), em agosto de 2005. Para relatar essa experiência e os planos de capacidade adaptativa montados para a cidade, foi convidado para palestrar no 19º Fórum Abag, o Diretor e co-fundador do Lugano Group Incorporated (EUA), Harold Doley III.

Para falar sobre os impactos dos eventos extremos na cadeia produtiva do agronegócio, foi convidado Sergio Trindade, Prêmio Nobel da Paz em 2007 e co-laureado com o Painel Inter-governamental de Mudanças Climáticas – IPCC. O Presidente da AGF Allianz, Max Thiermann, irá abordar como viabilizar no Brasil operações de seguro para a ocorrência de eventos climáticos extremos.

Serviço:

Tema do Fórum: Eventos Extremos Data: 18 de novembro de 2010
Horário: 8h00 às 11h30
Local: Hotel Maksoud Plaza (Al. Campinas, 150 – sala Brasil) – São Paulo/SP

As informações são da assessoria de imprensa da Abag – Associação Brasileira do Agronegócio.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.