CI

Exame para confirmar doença será feito em todas grávidas com sintomas de gripe no Rio

A afirmação foi feita pelo secretário Sérgio Cortes, em coletiva durante a tarde


A Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro informou nesta quarta-feira (5) que todas as grávidas com sintomas de gripe no estado passarão por exames para saber se elas estão contaminadas pelo vírus Influenza H1N1, causador da gripe suína. A afirmação foi feita pelo secretário Sérgio Cortes, em coletiva durante a tarde.

O secretário afirmou que os exames serão feitos por um laboratório particular, por meio da coleta de amostras de secreções do nariz e da boca das gestantes. Os resultados deverão ficar prontos em até 48 horas.

A expectativa é que o novo padrão de atendimento a gestantes já seja adotado a partir de amanhã (6) em todo o estado. Segundo ele, os médicos continuam sendo orientados a tratar qualquer grávida com sintoma de gripe com o tamiflu e que o tratamento com o remédio deve ser iniciado mesmo antes do resultado do exame.

"Se o exame der negativo e o paciente estiver sem sintomas, o tratamento com o anti-viral será suspendo. Se der negativo e a gestante continuar com os sintomas importantes, como falta de ar e febre, será mantido o anti-viral porque pode se tratar de um [resultado] falso negativo. Se o exame der positivo, o tratamento será continuado”, disse Cortes.

As grávidas são consideradas um grupo mais vulnerável à nova gripe. Até o momento, das 19 mortes pela nova gripe confirmadas no estado do Rio de Janeiro, cinco eram gestantes.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.