Exame para confirmar doença será feito em todas grávidas com sintomas de gripe no Rio

Agronegócio

Exame para confirmar doença será feito em todas grávidas com sintomas de gripe no Rio

A afirmação foi feita pelo secretário Sérgio Cortes, em coletiva durante a tarde
Por:
244 acessos

A Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro informou nesta quarta-feira (5) que todas as grávidas com sintomas de gripe no estado passarão por exames para saber se elas estão contaminadas pelo vírus Influenza H1N1, causador da gripe suína. A afirmação foi feita pelo secretário Sérgio Cortes, em coletiva durante a tarde.

O secretário afirmou que os exames serão feitos por um laboratório particular, por meio da coleta de amostras de secreções do nariz e da boca das gestantes. Os resultados deverão ficar prontos em até 48 horas.

A expectativa é que o novo padrão de atendimento a gestantes já seja adotado a partir de amanhã (6) em todo o estado. Segundo ele, os médicos continuam sendo orientados a tratar qualquer grávida com sintoma de gripe com o tamiflu e que o tratamento com o remédio deve ser iniciado mesmo antes do resultado do exame.

"Se o exame der negativo e o paciente estiver sem sintomas, o tratamento com o anti-viral será suspendo. Se der negativo e a gestante continuar com os sintomas importantes, como falta de ar e febre, será mantido o anti-viral porque pode se tratar de um [resultado] falso negativo. Se o exame der positivo, o tratamento será continuado”, disse Cortes.

As grávidas são consideradas um grupo mais vulnerável à nova gripe. Até o momento, das 19 mortes pela nova gripe confirmadas no estado do Rio de Janeiro, cinco eram gestantes.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink