Expedição pelo Rio Camaquã

Agronegócio

Expedição pelo Rio Camaquã

O Dia de Campo na TV vai apresentar a bacia do Rio Camaquã que abriga 28 municípios do RS
Por:
342 acessos

O Dia de Campo na TV vai apresentar a bacia do Rio Camaquã que abriga 28 municípios do Rio Grande do Sul. A nossa equipe percorreu, por dois dias, um trecho que representa apenas uma parte dos mais de quatrocentos quilômetros de extensão total desse afluente. A tradicional expedição, realizada no dia mundial do meio ambiente, desta vez consolidou a criação de um Plano de Bacia, com doze documentos para equilibrar as necessidades ambientais da população e dos usuários do rio.

Para entender a importância da construção do Plano de Bacia, foi criado em 2014 o comitê das águas para discutir a conservação e o uso sustentável da bacia, e o papel do poder público para conservação da diversidade biológica do rio. O comitê foi financiado por um fundo de investimento ligado à Secretaria de Meio Ambiente do Estado e à Política Nacional dos Recursos Hídricos – Lei da Águas – Lei Nº 9.433 – 8 de janeiro de 1997.

O programa vai mostrar cerca de três mil e oitocentos quilômetros quadrados de mata nativa remanescente e várias áreas de desmatamento, além de histórias e lendas que só quem vive pertinho do rio pode contar. E também os resultados obtidos pelo levantamento do Plano de Bacia do Rio Camaquã. Para saber mais sobre o comitê ou ter acesso aos documentos do Plano de Bacia acesse: http://comitecamaqua.com  e  http://www.planocamaqua.com.br/

O Dia de Campo na TV "Expedição pelo Rio Camaquã" foi produzido pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília, DF), em parceria com a Embrapa Clima Temperado (Pelotas, RS), Unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Além do tema principal, o programa ainda aborda outros assuntos nos quadros: "Agência Embrapa de Notícias", "Sempre em Dia", "Repórter em Campo", "Na Mesa", "Quem quer ser cientista", "Minuto do Livro", e "Ciência e Tecnologia em Debate".


 


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink