CI

Expedição prepara relatório sobre o tamanho da safra

Soja e milho representam mais de 80% da produção de grãos das lavouras paranaenses; Relatório deve ser divulgado na próxima semana


Depois de praticamente um mês na estrada, a Expedição Safra entra na fase de tabulação dos dados que vão apontar o tamanho da safra de milho e soja do Paraná no ciclo 2008/09. Os técnicos e jornalistas da sondagem a campo trabalham para divulgar a estimava de área, produção e produtividade das lavouras paranaenses na próxima semana. Soja e milho representam mais de 80% da produção de grãos do estado.

Na safra anterior, de acordo com levantamento da Expedição, foram cultivados 4 milhões de hectares de soja e 1,35 milhão de milho de verão. A produção atingiu 11,88 milhões de toneladas e 9,31 milhões, respectivamente. Para o ciclo atual, é possível antecipar que haverá um pequeno incremento de área de soja, conseqüência de uma variação negativa nos hectares destinados ao milho.

Nas visitas a propriedades, cooperativas, produtores e institutos e pesquisa, nesta primeira fase, as equipes da Rede Paranaense de Comunicação (RPC) e das entidades parceiras percorreram perto de 10 mil quilômetros no Paraná e nos Estados Unidos. Os grupos acompanharam o início da colheita norte-americana e do plantio das lavouras paranaenses de verão. A intenção do projeto é discutir e antecipar as tendências climáticas, tecnológicas, de mercado e econômicas da safra em curso.

Os dados consolidados sobre o levantamento ainda estão sendo tabulados. O que está ocorrendo no campo, porém, vem sendo traduzido em reportagens pela RPC desde o início de outubro. Todo o percurso, dos Estados Unidos às regiões produtoras do estado, teve a cobertura dos veículos do grupo, nos meios impresso (Gazeta do Povo e Jornal de Londrina) e televisivo (emissoras da RPC afiliadas da Rede Globo).

Para apurar as informações e projetar a safra, a Expedição tem apoio técnico das Federação da Agricultura (Faep), Organização das Cooperativas (Ocepar) e Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.