Expedição Rally da Safra amplia monitoramento no MT
CI
Agronegócio

Expedição Rally da Safra amplia monitoramento no MT

A expedição incluirá na edição 2007 mais cidades mato-grossenses
Por:

A edição 2007 da expedição técnica do Rally da Safra ampliará os trabalhos em Mato Grosso, maior produtor de soja e de algodão do Brasil. O Rally avalia as condições da safra brasileira de grãos com o objetivo de coletar mais de 2 mil amostras de lavouras em todo o país para se traçar um perfil abrangente da safra brasileira de grãos e algodão. As amostras são georreferenciadas por meio de GPS garantindo a exatidão na localização dos pontos de coleta em campo.

A expedição realizada pela Agroconsult incluirá na edição 2007 mais cidades mato-grossenses nos roteiros e, para isso, utilizará mais profissionais para a análise das lavouras.

Entre os dias 26 de fevereiro e 18 de março, duas equipes formadas por engenheiros agrônomos e técnicos percorrerão em dois trechos diferentes, mais de 5 mil quilômetros pelo Mato Grosso.

Mais de 28 municípios nas principais áreas produtivas do Estado estarão sendo monitoradas. Ao todo, o Rally terá oito equipes que farão um percurso de 25 mil quilômetros pelo Brasil, cruzando 14 estados.

Segundo a Agroconsult, a soja retomou força no Estado nesta safra. A estimativa preliminar da consultoria é de que sejam colhidas cerca de 14,7 milhões de toneladas (t). A produtividade projetada é de 48,5 sacas por hectare. Porém, além das dívidas financeiras acumuladas nas últimas safras, três problemas preocupam os produtores do Estado: a logística precária, o excesso de chuva e a ferrugem asiática, fatores que podem prejudicar a competitividade do grão mato-grossense.

Na safra passada (05/06), a produção foi de 14,3 milhões de toneladas, com uma produtividade menor, 41 sacas por hectare, a menor produtividade dos últimos 10 anos.

A Agroconsult projeta para o Mato Grosso uma produção de 663,5 mil toneladas de algodão, volume 45% superior ao registrado na temporada passada. Mato Grosso detém 50,6% da produção nacional de algodão.

Roteiro - O Rally terá duas etapas em Mato Grosso. A primeira começa com a Equipe 1, que estará em Cuiabá neste domingo (25-02).

A segunda etapa da expedição no Mato Grosso começa com a Equipe 5, no dia 12, quando a equipe seguirá para Campo Verde. Na terça-feira (13/3), estará em Primavera do Leste e, em seguida, irá para Rondonópolis. Na quarta-feira (14/3), o Rally visitará Itiquira, Alto Garças, Pedra Preta e realizará palestra em Rondonópolis. Na quinta- No domingo (18/3), a Equipe 5 segue para outros estados e reinicia as avaliações pelas lavouras de Santana do Araguaia (Pará) e de dois municípios do Tocantins: Caseara e Palmas.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink