CI

Expedição registra safra de recuperação no Paraguai

Salto de produtividade sem precedentes


Na hora do balanço da soja 2012/13, os produtores de grãos do sudeste do Paraguai não querem nem lembrar da seca da safra passada. Eles colheram, um ano atrás, marcas irrisórias próximas de 1 mil quilos por hectare e, agora, registram resultados até quatro vezes maiores, conferiu a Expedição Safra Gazeta do Povo, que, em seu primeiro dia de viagem pelo país, percorreu as regiões de Los Cedrales e de Santa Rosa del Monday.


As chuvas melhor distribuídas produziram um salto de produtividade sem precedentes que representa a retomada do crescimento da soja no quarto maior exportador do grão. Com os bons resultados da região de Santa Rosa, as quebras registradas ao norte terão peso menor. A expectativa é de avanço de mais de 50% na produtividade média nacional, cada vez mais próxima de 3 mil quilos por hectare.

Havendo chuva, os produtores ultrapassam essa marca com larga distância no verão. João Emanoel de Almeida registra 3,2 mil kg/ha mesmo após um veranico de 20 dias. Agora é a vez da safra de soja safrinha, que está em fase de desenvolvimento e promete 2 mil kg/ha. A segunda safra cresce e, com clima menos favorável, puxa as médias para baixo.

“Se falamos que existem áreas atingindo perto de 5 mil quilos de soja por hectare neste ano, ninguém acredita”, afirmou Márcio Giordani. Na área de sua família, a média é a mesma que vem sendo consolidada para Santa Rosa, de 3,8 mil quilos por hectare.


Neste sábado, a Expedição segue para Katueté e La Paloma, no departamento de Canindeyú, visitando propriedades e participando da Expo Regional Canindeyú (La Paloma). A viagem vai percorrer ainda a região do Chaco, onde a soja está se expandindo, e Asunción. Na sequência, a equipe confere os resultados da safra de grãos na Argentina.
José Rocher
?
Detect language » Portuguese

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.