CI

Expedição Safra: Equipes voltam a campo para balanço da temporada 2011/12

A Expedição irá checar in loco como está a colheita da safra de verão


A equipe técnico-jornalística do projeto Expedição Safra Gazeta do Povo, que percorre as principais regiões produtoras de soja e milho no Brasil e nas Américas do Sul e do Norte, já está pronta para colocar o pé na estrada novamente. Os trabalhos da segunda fase do levantamento começam no dia 26 de janeiro, no município de Canarana, no Mato Grosso, localizado em uma das áreas com maior potencial para expansão no cultivo de grãos no estado.


A Expedição irá checar in loco como está a colheita da safra de verão, de que forma a produção está sendo afetada pela estiagem nos estados do Sul do país e como o clima está influenciando a lavoura nas demais regiões. A sondagem busca dados técnicos e de mercado para elaborar estudos e análises sobre as tendências do agronegócio no Brasil e no mundo considerando todas as suas variáveis, como clima, mercado, tecnologia, infraestrutura, oferta e demanda mundial.

O roteiro terá início em Mato Grosso e segue para os estados do Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Em seguida, outra equipe segue para Goiás, São Paulo e Minas Gerais. O percurso brasileiro será encerrado em março com um giro pelo Centro-Norte brasileiro, região conhecida como MaToPiBa e que compreende os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Na sequência, os técnicos e jornalistas da Expedição visitam o cinturão de produção da Argentina e do Paraguai e, em maio, desembarcam na China.


Dia de campo com produtores

A abertura da etapa colheita do levantamento, em 26 de janeiro, será realizada em conjunto com a segunda etapa do Rally Ceagro/Expedição Safra, dia de campo itinerante que vai reunir cerca de 70 pessoas entre profissionais do agribusiness, produtores rurais, jornalistas e cooperados em palestras e visitas a propriedades dos municípios mato-grossenses de Canarana, Água Boa e Nova Xavantina, para troca de informações técnicas.


Sobre a Expedição

A Expedição Safra Gazeta do Povo consiste em um levantamento técnico-jornalístico da produção de grãos na América do Sul (Brasil, Paraguai e Argentina) e na América do Norte (Estados Unidos). Com o objetivo de discutir mercado e demanda, na temporada passada a equipe percorreu também quatro países da Europa e, neste ciclo, estende o roteiro à Ásia (China). A sondagem envolve todos os elos da cadeia produtiva, dentro e fora da porteira.


Para fazer projeção e balanço, a Expedição discute as principais variáveis que impactam a atividade, como mercado, clima, tecnologia, infraestrutura e novas fronteiras agrícolas. Em 2011/12 a Expedição chega à 6ª edição com a marca de mais de 500 propriedades visitadas em mais de 250 municípios, oito países de três continentes. Do plantio à colheita, a cada temporada as equipes percorrem mais de 60 mil quilômetros.

O projeto conta com apoio técnico da Federação da Agricultura do Paraná (FAEP), Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar) e Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). O oferecimento é do grupo Ceagro/LosGrobo e o patrocínio da New Holland, Caixa Econômica e Monsanto. Líder no mercado do Paraná, a Gazeta do Povo desenvolveu uma área de inteligência em AGRO, focada em oferecer soluções em mídia e comunicação para o setor. Com 92 anos, o jornal é um dos veículos do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPcom).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.