Expedição Safra 2010/11 visita 11 cooperativas brasileiras
CI
Agronegócio

Expedição Safra 2010/11 visita 11 cooperativas brasileiras

Ação conta com o apoio técnico da OCB e fará um levantamento sobre a cadeia produtiva do agronegócio em 12 estados produtores de grãos
Por: -Janice

Ação conta com o apoio técnico da OCB e fará um levantamento sobre a cadeia produtiva do agronegócio em 12 estados produtores de grãos

Onze cooperativas brasileiras receberão uma equipe da Expedição Safra 2010/11 nos meses de outubro e novembro para a realização de um levantamento sobre a cadeia produtiva do agronegócio. A idéia é reunir informações que retratem desde o plantio até a colheita, sob a temática da sustentabilidade. Nesse período, serão visitados 12 estados brasileiros. A ação conta com o apoio técnico da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar) e da Federação da Agricultura do Paraná (Faep).

O roteiro de visitas, que teve início nesta terça-feira (19-10), no Estado do Paraná, vai até o dia 15 de novembro. O grupo percorrerá cinco “regiões” – Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina – Circuito Sul, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso – Circuito Centro-Oeste, São Paulo, Minas Gerais e Goiás – Circuito Centro, e Matopiba – Circuito Centro-Norte. Fazem parte do percurso as cooperativas – Coamo, Cocamar, Integrada, C.Vale e Agrária (Paraná); Cotrijal e Cotribá (Circuito Sul); Copasul (Circuito Centro-Oeste); Copermota e Comigo (Circuito Centro) e Coapa (Circuito Centro-Norte).

O objetivo, segundo a equipe da Expedição Safra, é levantar essas estatísticas e, a partir de então, fazer uma projeção da safra 2010/11, com indicadores sobre área, produção e produtividade do país, por estado e região. Em uma segunda etapa, prevista para fevereiro e março de 2011, o grupo irá refazer o roteiro brasileiro e verificar os dados levantados na primeira fase, partindo, em seguida, para Argentina, Paraguai e Europa.

Outros lugares - Na última semana, a equipe passou pela região de Corn Belt, nos Estados Unidos (EUA), para acompanhar a colheita do país, e continuará as visitas nos EUA também em outubro e novembro. Este ano ainda, o grupo também vai percorrer a Europa, passando pela Holanda, Alemanha e França.

Índice – Os levantamentos feitos pela Expedição Safra levaram à criação do Indicador de Safra Gazeta do Povo/RPC. Trata-se de um novo número, que tem suas projeções baseadas nas mais diversas variáveis que influenciam a produção de grão. O indicador oferece à cadeia produtiva mais uma informação, com conteúdo analítico e conjuntural, que possa auxiliar nas tomadas de decisões.

Histórico – A Expedição Safra, projeto da Gazeta do Povo, veículo da Rede Paranaense de Comunicação (RPC), completa cinco anos na estrada neste ciclo, de 2010/11, mas o trabalhou começou na temporada 2006/07, com visitas nos estados do Paraná e Mato Grosso.

Outros parceiros – A Expedição Safra também conta com os seguintes patrocínios – New Holland, Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR/Paraná), Milenia Agrociência e Caixa Econômica Federal.

As informações são da assessoria de imprensa da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink