CI

Expedição Safra confere plantio de verão em ano de correria no campo

Equipe percorre quatro estados nas regiões Sudeste e Centro-Oeste


Em seu primeiro roteiro desta temporada no Brasil, equipe percorre quatro estados nas regiões Sudeste e Centro-Oeste para verificar região em que houve atraso na implantação da safra de soja
 
Depois de percorrer o Corn Belt dos Estados Unidos, a Expedição Safra inicia série de viagens pelo Brasil para monitorar a implantação e a evolução da temporada 2015/16. Durante a próxima semana, equipe de técnicos e jornalistas passa por Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul para conferir o estado das lavouras nessa faixa de produção, onde houve atraso no plantio em decorrência da falta de chuvas no início da primavera.
 
O corredor produtivo que corta esses quatro estados sofreu com clima seco durante setembro e outubro deste ano. Sem chuvas, muitos produtores de soja da região optaram por adiar o início do plantio. Em Minas Gerais, primeiro destino da Expedição Safra, estima-se que o cultivo esteja pontos porcentuais atrás do esperado considerando novembro de 2014. Em Goiás, o índice é um pouco melhor, com atraso aproximado de 10 pontos. Em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, os agricultores aceleram as máquinas para alcançar o ritmo registrado um ano atrás.
 
Técnicos e jornalistas deparam-se com agricultores e máquinas trabalhando durante todo o dia e também noite adentro. Em Mato Grosso, a semeadura entra nos 10% finais nos próximos dias. Há indicação de que o estado já semeou quase 70% da área destinada à oleaginosa e se aproxima dos índices registrados na última safra.
 
A Expedição vai mostrar o impacto do atraso no manejo das lavouras, na produtividade, nos custos de produção e no calendário da colheita, que começa daqui seis semanas.
 
Roteiro
A sondagem começa por Uberlândia (MG), onde também ocorre encontro técnico-executivo com produtores na sede da Protec, que oferece apoio técnico à Expedição no Triângulo Mineiro. A equipe vai discutir não só as perspectivas da safra, mas também o mercado de insumos e a variação de preços para o agricultor. Na sequência, os expedicionários vão passar por centros de produção como Rio Verde (GO), Cuiabá (MT), Nova Mutum (MT), Rondonópolis (MT), São Gabriel do Oeste (MS) e Naviraí (MS).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.