CI

Expedição Safra e FCStone fazem balanço de 2015/16 e debatem tendências para 2016/17

Encontro técnico que ocorre em São Paulo, na quarta-feira (18) marca o encerramento da 10ª temporada da Expedição


Encontro técnico que ocorre em São Paulo, na quarta-feira (18) marca o encerramento da 10ª temporada da Expedição

O desempenho do ciclo 2015/16 e as projeções para 2016/17, no campo e no mercado, área plantada, clima e fertilizantes pautam o encontro técnico realizado pela Expedição Safra e a INTL FCStone. O debate ocorre na quarta-feira (18), em São Paulo, e vai reunir representantes de todos os elos da cadeia produtiva para apontar tendências para a próxima temporada. O evento marca o encerramento da 10ª edição da Expedição Safra.

“Estamos fechando uma safra que supera as 210 milhões de toneladas de grãos. Destaque para a soja, com produção próxima de 100 milhões de toneladas. E para o milho, com mais de 80 milhões de toneladas”, aponta o gerente do Núcleo de Agronegócio Gazeta do Povo e coordenador da Expedição Safra, Giovani Ferreira. Apesar do clima adverso e bastante irregular, de Norte a Sul do Brasil, o país colheu uma safra recorde, com exportações e um câmbio remunerador, pontua.

Conforme números da Expedição Safra, em 2015 o país embarcou 54 milhões de toneladas de soja e 29 milhões de toneladas de milho, crescimento de 19% e 8%, respectivamente, em relação ao ano anterior. Para 2016, as exportações tem potencial para superar as 58 milhões de toneladas de soja e as 29 milhões de toneladas de milho.

A programação conta ainda com palestras sobre mercado e fertilizantes, assuntos essenciais para o planejamento da temporada 2016/17. “O jogo já começou, a dinâmica dos preços da oleaginosa e de seus insumos, bem como o nível de financiamento serão fundamentais para a definição de área plantada e produtividade. A partir da análise desses fatores, em conjunto com a expectativa dos produtores, será possível definir a cara da safra que será plantada”, avalia o diretor de Inteligência de Mercado da INTL FCStone, Thadeu Silva.

A equipe do projeto técnico-jornalístico, que inclui a FCStone, acompanha há 10 temporadas a produção de grãos no Brasil, na América do Sul e nos EUA e vai apresentar, durante o evento, o balanço consolidado desta edição.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.