CI

Expedição Suinocultura chega à Santa Catarina, maior produtor e exportador de carne suína do Brasil

Projeto técnico-jornalístico está em campo para investigar o potencial da atividade no Brasil


Projeto técnico-jornalístico está em campo para investigar o potencial da atividade no Brasil

Depois de concluir o roteiro pelo estado do Paraná, onde a atenção à tecnologia e a sanidade das granjas foram os destaques das visitas, a Expedição Suinocultura segue, nesta semana, em roteiro pelo estado de Santa Catarina, líder em produção (900,4 mil t) e exportação (194,5 mil t) de carne suína. Em terras catarinenses, a equipe passa pela região de Videira e Friburgo, onde visita o maior produtor individual de suínos e o campeão em produtividade de leitões por matriz. O roteiro também inclui passagem pelas regiões de Concórdia e Chapecó, com incursão à Embrapa Suínos e Aves, que possui o melhor laboratório de pesquisas da América Latina, além de visitas à indústrias e algumas granjas que foram impactadas pela alta de insumos como o milho.

No roteiro pelo Paraná, terceiro colocado em produção (542,2 mil toneladas) e exportação (67,3 mil t) de carne de porco em 2015, segundo dados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), foram realizadas visitas em granjas e frigoríficos das regiões de Castro, Guarapuava, Toledo, Cascavel, Medianeira e Céu Azul. A atenção à tecnologia e a sanidade das granjas visitadas estão entre os destaques do diagnóstico realizado. Além disso, a equipe que percorreu o roteiro destaca a vontade e a disponibilização das cooperativas do setor em investir cerca de R$ 2 bilhões em estruturas que proporcionem maior produtividade de carne suína e derivados nos próximos anos.

Para traçar um diagnóstico do setor no Brasil, o trajeto contempla ainda o Rio Grande do Sul, responsável pela produção de 713,6 mil t e exportação de 183,7 mil t por ano, e as áreas de produção de Minas Gerais, com 400,1 mil t por ano e 14,1 mil t por ano, respectivamente. Os quatro estados concentram 80% da cadeia produtiva da carne suína no Brasil e produzem mais de 2,5 milhões de toneladas por ano. Entre agosto e outubro, a equipe de técnicos e jornalistas vai levantar os desafios e avanços que marcam a atividade, desde a granja, até a indústria e os portos. O projeto é uma iniciativa do Núcleo de Agronegócio Gazeta do Povo em parceria com a Frimesa, uma das gigantes do agronegócio nacional. 

Com seguidos recordes no consumo interno e na exportação, o setor mostra potencial e dinamismo – características que são colocadas à prova em um momento de escassez de insumos, principalmente na oferta de milho voltado à alimentação do rebanho. “Discutir a realidade econômica é uma forma de contribuir para seu desenvolvimento. A informação e o diálogo com os agentes envolvidos apontam caminhos para que a suinocultura continue gerando emprego, renda e divisas para o país”, afirma o gerente do Núcleo de Agronegócio da Gazeta do Povo e coordenador do projeto, Giovani Ferreira.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.