CI

Experiências e novos rumos para o setor cafeeiro em debate

Semana Internacional do Café 2016 é aberta, oficialmente, no Expominas, em Belo Horizonte


A importância da cafeicultura para Minas e o Brasil foi ressaltada na solenidade de abertura da quarta edição da Semana Internacional do Café (SIC 2016), especialmente após o anúncio, na última quarta-feira,  do terceiro levantamento da safra 2016/2017, pela Conab, que indicou que o estado deverá colher 29 milhões de sacas, que representam 59% da produção nacional, que deve ficar em 49 milhões de sacas.

A SIC 2016 é uma realização do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Sistema Faemg, Café Editora e  Sebrae e reúne até sexta-feira, no Expominas, em Belo Horizonte, toda a cadeia produtiva da cafeicultura nacional. Segundo o secretário da Agricultura João Cruz, o café tem papel de reunir as pessoas em volta da mesa, da xícara, do fogão a lenha, e isso se expande para essa aproximação de todos os envolvidos na cadeia do café.

“Os resultados desse encontro, mais especificamente durante a SIC 2016, geram o desenvolvimento do setor, novos negócios e ainda servirão de base para a elaboração de políticas públicas. Temos que colocar o café brasileiro no seu devido lugar no mundo. Hoje, somos a base dos cafés de qualidade, mas ainda falta agregar valor para equiparar preços”, enfatizou.

“A participação da produção mineira na safra nacional é um resultado fantástico, o que mostra as oportunidades, a pujança, a força do nosso agronegócio, e que, logicamente, dispensa palavras sobre suas estatística em termos de renda, emprego, exportações”, comentou Roberto Simões, Presidente do Sistema Faemg. Em um cenário como esse, ele ressaltou que é natural que Minas seja a sede de um evento tão grande e importante como a SIC.
 
O Diretor de Planejamento da Café Editora, Caio Alonso acrescentou que, apesar de este ser um ano de desafios para o Brasil, na questão econômica, tanto a feira, quanto o mercado de cafés, apresentaram expansão, pois se colocam de forma dinâmica e inovadora. “A SIC cresceu 10% em número de expositores, e estamos com estimativa de que a visitação supere a do ano passado, em torno de 14% nesses três dias”, detalha.

Nesse contexto, a Semana Internacional do Café, conforme Afonso Rocha, Superintendente do Sebrae Minas, cumpre a missão fundamental de mostrar ao mundo, por meio das inúmeras atividades oferecidas, as boas práticas das lavouras cafeeiras do país, além de discutir estratégias para difundi-las entre produtores, compradores e consumidores. Nos próximos três dias, líderes do setor compartilharão seus trabalhos e realidades para, juntos, traçarem caminhos para um futuro melhor. “Tenho a certeza de que as discussões aqui irão inspirar as lideranças, produtores, empresários, consumidores a irem além, a mostrar para o mundo a origem, sustentabilidade, identidade, diversidade, seriedade e respeito ao produto que nos faz conhecidos e reconhecidos em todo mundo”, afirmou.

Durante os três dias de evento, haverá ampla programação de eventos simultâneos, encontros, seminários, cursos, concursos, sessões de cupping (prova de cafés), divididos em três eixos temáticos: Mercado & Consumo, Conhecimento & Inovação, Negócios & Empreendedorismo.

Realizada desde 2013 na capital do maior estado produtor do país, a SIC tem como foco o desenvolvimento do mercado brasileiro e a divulgação da qualidade dos cafés nacionais para o consumidor interno e países compradores, além de potencializar o resultado econômico e social do setor. Neste ano, dois temas ainda ganharão destaque: a sustentabilidade, ponto forte entre os produtores nacionais em todos os níveis (ambiental, econômico e social), e as oportunidades apresentadas no segmento de cafés especiais, uma realidade em todo o mundo.

Também estiveram presentes na solenidade de abertura o deputado estadual Emidinho Madeira, representando a Assembleia Legislativa; o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas e da Fiemg, Olavo Machado Júnior, o presidente da Ocemg, Ronaldo Scucato, o presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA),  o superintendente do Sebrae Minas, Afonso Rocha, o vice-presidente da Crediminas, Ivan Lemos Brandão.
 
Serviço
Semana Internacional do Café 2016
Data: 21 a 23 de setembro
Horário: das 11h às 20h
Local: Expominas - BH
Programação completa: www.semanainternacionaldocafe.com.br

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.