CI

Experimento compara materiais


Buscar cultivares de cana que aliem produtividade elevada a alto teor de açúcar foi o objetivo de Tarde de Campo realizada no município de Carlos Gomes, informou o técnico da Emater Carlos Angonese. A adaptabilidade, a produtividade, a resistência a pragas e doenças e a tolerância ao frio foram analisadas no evento. Participaram do encontro, realizado na propriedade do produtor Fernando Klosinski, na Linha Lajeado Polônia, 70 produtores e estudantes da região. No local, foi implantada unidade experimental com 12 variedades da cultura. No município, são cultivados 68 hectares de cana-de-açúcar.
 
Segundo Angonese, as avaliações apontaram produtividade bem acima da média em alguns materiais e, em outros, maior teor de açúcar. As cultivares mais produtivas atingiram 170 toneladas de colmos por hectare, o que pode resultar em 16 t de açúcar por hectare. Para o técnico, o desafio é ampliar os resultados do ensaio para lavouras comerciais.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.