CI

Expoagro: Irrigação é apresentada no espaço da Emater/RS-Ascar

Visitantes podem solucionar dúvidas técnicas


Os programas de Irrigação, disponibilizados pelo Governo do Estado, podem ser vistos em dois locais diferentes, dentro no espaço da Emater/RS-Ascar, na Expoagro Afubra. No primeiro, a irrigação localizada por gotejamento, nas parcelas de piscicultura e olericultura. No segundo, a irrigação por malha de pastagens, situada junto à bovinocultura leiteira. O espaço é uma parceria entre a Emater/RS-Ascar, Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR/RS), por meio do programa Irrigando a Agricultura Familiar e Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa/RS), por meio do Programa Mais Água, Mais Renda. 

No local, os visitantes podem solucionar dúvidas técnicas a respeito do uso da água na agropecuária, além de receber informações sobre os programas e as formas de acesso a eles. Um dos produtores que circulava pelo espaço de irrigação de pastagens era o bovinocultor Sérgio Decian, do município de Quevedos. Com 22 vacas em lactação, produzindo em média 17 litros de leite por vaca ao dia, acredita que possa melhorar esse número, por meio da utilização de um sistema de irrigação. “Tenho açude na minha propriedade e penso que ele poderia ser utilizado para este fim”, avaliou. 

O assistente técnico regional (ATR) em Irrigação da Emater/RS-Ascar, Ricardo Ramos Martins, enfatiza que um sistema de irrigação bem utilizado otimiza a produção. Sobre o sistema por gotejamento, explica que este trabalha com produtos de alto valor agregado, como frutas e verduras. “Além disso, se tem um aproveitamento quase integral da água, já que esta é localizada praticamente no sistema radicular da planta”, explica. “Uma irrigação bem elaborada impede que outras plantas, invasoras ou concorrentes, sejam contempladas com o recurso”, diz. 

Outro aspecto muito importante relacionado à adoção de sistemas de irrigação é a prevenção em relação aos casos de estiagem que podem resultar em frustração de safras, que prejudicam a produtividade. “Mesmo em bons períodos de precipitações, muitas vezes há deficiência em relação ao armazenamento e a distribuição da água”, ressalta Martins. “Portanto, investir em irrigação significa garantir a manutenção do recurso, fortalecendo o setor agropecuário”, completa.

Secagem e armazenagem de grãos 

Outra estação que chama a atenção dos visitantes, que passam pelo espaço da Emater/RS-Ascar, é a estrutura montada para a divulgação dos sistemas de secagem e armazenagem de grãos. No local são demonstradas: a secagem de milho com o uso de ar natural em silo de alvenaria e a secagem de grãos com o uso de gás liquefeito de petróleo (GLP) em silo metálico modulado. A promoção é uma parceria entre a Emater/RS-Ascar e o Instituto Riograndense do Arroz (Irga). 

Um dos responsáveis pelo espaço, assistente técnico regional em Secagem e Armazenagem, da Emater/RS-Ascar, Luiz Antônio Barcellos, salienta que no silo de alvenaria, os produtores observam o controle de secagem com o uso de sensores de temperatura, além de um sistema de pré-limpeza de grãos, formado por uma rosca transportadora que alimenta a máquina. “No local os visitantes também podem observar a descarga de grãos de volta no silo com o uso de um elevador de canecas”, explica. Ao lado dos silos, uma equipe da Classificação Vegetal da Emater/RS-Ascar demonstra os principais defeitos dos grãos no recebimento da lavoura e no armazenamento. 
?
Detect language » Portuguese

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.