CI

Expoagro 2014: Uso racional da água é incentivado no espaço da Emater/RS

Incentivo do uso consciente é destaque


O incentivo ao uso consciente dos recursos hídricos nas propriedades rurais é o destaque na parcela Cisternas e Educação Ambiental, localizada no espaço da Emater/RS-Ascar no Parque da Afubra, durante a 14ª Expoagro Afubra. Em uma área de 18 mil m², a Emater/RS-Ascar apresenta alternativas para a diversificação e fortalecimento econômico das propriedades. O evento, que teve início nesta terça-feira (25/03) e prossegue até a próxima quinta-feira (27/03), em Rincão Del Rey, no município de Rio Pardo. 

Na parcela, salienta o extensionista social da Emater/RS-Ascar Reinaldo Kucharski, os visitantes recebem a explicação de como funciona uma cisterna de ferro-cimento, estrutura instalada no local para aproveitar a água da chuva que cai sobre o telhado da Casa da Emater/RS-Ascar. Depois de captada por meio de calhas e filtrada antes de chegar ao reservatório, com capacidade de armazenamento de 15 mil litros, a água é utilizada para a irrigação de uma horta ecológica e de um pomar. 

Quem passa pelo local encontra também uma mostra fotográfica com registros de alguns tipos de cisternas construídos na região, como uma de lona empregada em uma propriedade de Santa Cruz do Sul e uma fonte protegida na localidade de Potreirinho Vale Verde, entre outras. 

“A questão da água potável já é tema de discussões internacionais. Ela é considerada o ouro branco da atualidade, por isso a necessidade da adoção de alternativas como as cisternas para o armazenamento de água, que pode ser utilizada na limpeza e higiene de instalações animais, da casa e seus arredores, além da irrigação de culturas agrícolas. O uso de água tratada, própria para o consumo humano e animal, acaba sendo um grande desperdício de recursos financeiros, assim, as cisternas surgem também como uma possibilidade de melhora na saúde financeira das famílias de produtores, além de contribuir para a preservação desse recurso natural indispensável, tanto na cidade quanto no campo”, comenta Kucharski. 

Durante os três dias da 14ª Expoagro Afubra, está sendo realizada uma pesquisa para identificar o interesse pelo uso do armazenamento de água, destinação dela e principais necessidades do uso na propriedade. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.