CI

EXPOALTA: mais de 200 animais inscritos no Ranking da Raça Nelore

Evento envolve 21 exposições agropecuárias


O evento é organizado pela Associação dos Criadores de Nelore de Mato Grosso há 14 anos e envolve 21 exposições agropecuárias

O 25ª Expoalta começa nesta terça-feira, 24, e segue até o dia 29 de maio no Parque de Exposições de Alta Floresta (MT), 812 quilômetros de Cuiabá, e é organizada pelo Sindicato Rural. Durante a exposição agropecuária acontece uma das etapas do Ranking Estadual da Raça Nelore de Mato Grosso, que é um dos principais eventos do setor da bovinocultura de estado. Organizado pela Associação dos Criadores de Nelore de Mato Grosso - ACNMT - há 14 anos, este ano 21 feiras de agronegócios estão ranqueadas para participarem dos julgamentos da raça que representa mais de 80% do rebanho de 27,8 milhões de cabeças.

A etapa da Expoalta vai julgar 210 animais inscritos, que tem uma capacidade de receber até 240 animais. Participam dessa etapa do Ranking, 16 produtores de diversos municípios de Mato Grosso, Santa Catarina e São Paulo. “O Ranking é um evento muito importante para Alta Floresta, pois os criadores daqui podem comparar a qualidade de seus animais com outros vindos de diversas partes do Brasil”, ressaltou o diretor do Ranking na Expoalto, Edivaldo Batista da Silva. Ele disse ainda que os julgamentos “chamam muita atenção dos visitantes da feira, principalmente das pessoas ligadas ao setor pecuário”.

O presidente do Sindicato Rural de Alta Floresta, pecuarista Celso Beviláqua, disse que “o ranking é um dos principais focos da feira, pois mostra a força da economia da região”. Para ele, “eventos como esses indicam a pujança de um setor e os resultados dos investimentos em genética e durante a Expoalta os produtores que se inscreveram acompanham de perto todo julgamento dos animes”.

A principal proposta do Ranking e a de disponibilizar ao criador “uma grande ferramenta para o ele medir o resultado de todo investimento feito no melhoramento genético de seu plantel”, disse o presidente da ACNMT, Hermes Botelho. Ele diz também, que o produtor agrega valor não só ao seu rebanho, “mas fomenta o crescimento do setor promovendo o melhoramento de uma raça, que é a mais importante da pecuária”.

Os animais inscritos passam por um julgamento severo dos juízes que analisam o fenótipo da raça, precocidade, beleza, produtividade e outros itens que recebem pontuações e são somadas ao final da etapa estadual do ranking, que acontece em outubro. O produtor tem que participar de 06 delas para fazer a somatória dos pontos, sendo que três eventos são obrigatórios: a Expoinel MT e a Expoagro que acontecem em Cuiabá, e uma feira itinerante, que este ano será a Exponop no município de Sinop, no ano passado foi em Barra do Garças.

No inicio da manhã do dia 25, quarta-feira, tem pesagem e diagnóstico de gestação dos animais do Ranking Nelore MT e nos dias 26 e 28 julgamento dos animais no Parque de Exposições. No site da Associação dos Criadores e Nelore de Mato Grosso (www.neloremt.org.br) os interessados podem acompanhar as tabelas com resultados completos de todas as etapas do ranking em Mato Grosso e diversas informações da raça nelore no estado.



Categorias Julgadas

Campeão Bezerro- Reservado Campeão Bezerro; Campeã Bezerra- Reservada Campeã Bezerra; Campeão Júnior Menor- Reservado Campeão Júnior Menor; Campeã Novilha Menor- Reservada Campeã Novilha Menor; Campeão Júnior Maior- Reservado Campeão Júnior Maior; Campeã Novilha Maior- Reservada Campeã Novilha Maior- Campeão Touro Jovem- Reservado Campeão Touro Jovem; Campeã Fêmea Jovem- Reservada Campeã Fêmea Jovem; Campeão Sênior- Reservado Campeão Sênior; Campeã Vaca Adulta- Reservada Campeã Vaca Adulta; Campeão Conjunto Progênie de Pai- Reservado Campeão Conj. Progênie de Pai; Campeão Conjunto Progênie de Mãe- Reservado Campeão Conj. Progênie de Mãe; Campeão Baby- Reservado Campeão Baby; Campeã Baby- Reservada Campeã Baby; Campeã Matriz Modelo- Reservada Campeã Matriz Modelo; Grande Campeão- Reservado Grande Campeão; Grande Campeã- Reservada Grande Campeã; e Melhor Criador- Melhor Expositor.

Exposições Agropecuárias que participam do Ranking

Expoinel MT – Cuiabá; Exposorriso – Sorriso; Expoalta- Alta Floresta ; Exponop –Sinop; Expomarcos - São J Q Marcos; Expomatupa - MatupáFesta Agrop Poconé – Poconé; Expoagro - Cuiabá; Expotã - Guarantã do Norte; Expovale - Água Boa; Expolíder – Colíder; Expotaquari – Alto Taquari Expoagro – Cáceres; Exposul – Rondonópolis; Expoju - Juína; Exp. Agr. V do Arinos - Juara; Expoprima - Primavera do Leste; Exposerra - Tangará da Serra; Expossol - Mirassol D´Oeste; Expovale - Peixoto de Azevedo; Expoleste - Barra do Garças.

Programação
Dia 24 ( terça-feira )
19h30 - abertura oficial Expoalta
19h40 - benção ecumênica
19h50 - pronunciamento das autoridades/show pirotécnico
20h00 - 7º leilão Sindicato Rural
20h30 - abertura do rodeio
20h45 - visita das autoridades
22h30 - show com João Carreiro e Capataz
00h00 - baile

Dia 25 (quarta-feira)
07h00 - abertura do parque de exposições
08h00 - pesagem e diagnóstico de gestação dos animais do Ranking Nelore MT
13h30 - visita de alunos das escolas municipais
19h00- leilão Bhramam
20h30 - rodeio em touros e cavalos
00h00 - baile

Dia 26 (quinta-feira)
06h30 - 1ª ordenha do Torneio Balde de ouro
07h00 - abertura do parque
13h00 - julgamento dos animais (Ranking Estadual do Nelore - MT)
13h30 - visita de alunos
16h30 - 2ª ordenha do Torneio Balde de Ouro
20h30 - rodeio profissional em touros e cavalos
22h00 - show com Breno Reis e Marco Viola
23h30 - baile

Dia 27 (sexta-feira)
06h30 - 3ª ordenha do Torneio Balde de ouro
07h00 - abertura do parque
13h30 - visita de alunos
16h30 - 4ª ordenha do Torneio Balde de ouro
19h00 - visita do governador Silval Barbosa
19h00 - 1º leilão agropecuária Casari e convidados
20h30 - rodeio profissional em touros e cavalos
23h30 - baile

Dia 28 (sábado)
07h00 - abertura do parque
07h00 - julgamento dos animais (ranking nacional do Nelore)
12h00 - 1º leilão de gado leiteiro
12h30 - encerramento do ranking nacional do Nelore
20h30 - rodeio profissional em touros e cavalos
23h30 - baile

Dia 29 (domingo)
07h00 - abertura do parque
10h00 - encerramento e entrega de prêmios do Torneio Balde de ouro
12h00 - 7º leilão Fazenda Nortão
16h00 - sorteio de prêmios (um carro e três motos)
20h30 - encerramento e premiação do rodeio profissional
23h15 - show pirotécnico
23h30 - baile
 
As informações são de assessoria de imprensa

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.