CI

Expoapi: Em competição, vacas produzem até 60kg de leite por dia


Os animais que participam da 62ª Expoapi começaram a chegar ao Parque de Exposição Dirceu Arcoverde nesta segunda-feira (3). Entretanto, segundo a organização, o evento iniciou com o pé-direito e superou as expectativas ainda no domingo (2), quando cerca de cinco mil pessoas foram até o local e visitaram os stands. 


Nesta segunda, inicia o concurso de gado leiteiro que possui dezessete animais inscritos de Teresina, Demerval Lobão, Batalha (AL), entre outra cidades. Serão realizadas dez ordenhas e a vaca com melhor desempenho receberá um prêmio de R$ 15 mil. De acordo com o criador João Martins Filho, que inscreveu cinco animais no concurso, acredita que uma das matrizes é a favorita por produzir até 60 quilos de leite por dia. "Normalmente, a média é de 48 a 52 quilos. Mas tenho um animal que espero que ela chegue aos 60 quilos e seja favorita ao prêmio", pontua. Segundo João, o segredo do desempenho é genética, alimentação balanceada e medicamentos. As raças participantes são Girolanda e Holandesa três-quartos.

O concurso acontece da seguinte maneira: o leite é tirado três vezes ao dia às 6h, 14h e 22h e pesado em seguida. Ao final de três dias, será conhecida a vaca vencedora que será anunciada na sexta-feira. Segundo o presidente da APCZ, Ricado Ramos, são 400 cabeças de gado, 200 cavalos e 2.500 ovinos e caprinos que estarão expostos durante esta semana. Ele afirma que a chegada dos animais está transcorrendo tranquilamente e aguarda um público de 80 mil pessoas. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.