CI

Expocafé oferecerá atendimento técnico

Três Pontas, no Sul de Minas, se prepara para sediar a Expocafé 2016, que começa nessa quarta-feira (8) e termina na próxima sexta-feira, dia 10 de junho.


Três Pontas, no Sul de Minas, se prepara para sediar a Expocafé 2016, que começa nessa quarta-feira (8) e termina na próxima sexta-feira, dia 10 de junho. Realizada pela Epamig (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais), a exposição contará com a participação da A Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais) que terá um espaço próprio para atendimento técnico aos produtores rurais e divulgação de tecnologias destinadas à cafeicultura.
 
As ações serão realizadas todos os dias de evento em um estande com aproximadamente 400 metros quadrados. O presidente do órgão, Glenio Martins, participa da abertura oficial, no dia 8 de junho, às 10 horas.
 
“Vamos recepcionar o público para orientação técnica, distribuição de materiais técnicos e apresentação de dinâmicas com os produtores. Também haverá degustação de cafés das quatro regiões produtoras de Minas (Sul, Matas de Minas, Chapadas e Cerrado)”, destaca o gerente da Unidade Regional da Emater-MG de Alfenas, Rogério da Silva Araújo.
 
No espaço da Emater-MG os visitantes poderão conhecer três alternativas diferentes de terreiros para secagem de café, telhado ecológico, fossa ecológica, cercas feitas de pneus, clareador de água e um sistema de iluminação com garrafas pets. Também serão apresentadas alternativas para diversificar a renda através da produção tipo hidroponia e de morangos em instalação suspensa.
 
A Expocafé 2016 também será uma oportunidade para apresentar o programa Certifica Minas Café e o Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais. Segundo a Emater-MG o Certifica Minas Café prepara o produtor para atender exigências do mercado internacional, seguindo padrões de sustentabilidade e melhorando a forma de gerir na propriedade.
 
Atualmente, 214 municípios mineiros participam do programa com 1.200 propriedades certificadas e outras 800 em processo de certificação. O programa é coordenado pela Seapa e executado pela Emater-MG, em parceria com o IMA (Instituto Mineiro de Agropecuária).
 
Já o Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais é uma ferramenta para incentivar a melhoria contínua dos cafés mineiros, principalmente da agricultura familiar. O foco é a educação através da assistência técnica e extensão rural, integrando setores como ensino, pesquisa, extensão e iniciativa privada em prol de uma cafeicultura moderna. Em 2015 foram 1.300 amostras inscritas. O concurso é realizado pelo Governo de Minas Gerais e coordenado pela Emater-MG, em parceria com a Ufla (Universidade Federal de Lavras), o Instituto Federal do Sul de Minas, Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Faepe) e a Secretaria de Estado de Agricultura de Minas Gerais.
 
A Expocafé é realizada pela Epamig (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais), em parceria com a Ufla (Universidade Federal de Lavras), Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas (Cocatrel), Emater-MG, Prefeitura Municipal de Três Pontas, Unicoop e do Consórcio Pesquisa Café. A solenidade de abertura será no dia 8 de junho, às 10 horas. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.