CI

Expodireto Cotrijal 2004: governador Germano Rigotto abriu oficialmente a Feira


A Expodireto Cotrijal 2004 foi aberta oficialmente ontem (15-03) pelo governador Germano Rigotto. Ele foi recebido pelo presidente da Cotrijal, Nei César Mânica, o prefeito Armando Roos e autoridades. Em seu discurso, Rigotto destacou que a importância que o governo dá à Expodireto se comprova pela presença de um grande número de secretários de Estado, que vieram despachar durante todo o dia diretamente da feira: Odacir Klein, da Agricultura e Abastecimento, Frederico Antunes, de Obras e Saneamento, José Otávio Germano, da Justiça e Segurança, José Alberto Wenzel, do Meio Ambiente, e Wulmar Leite, da Reforma Agrária e Cooperativismo.

O governador pediu uma salva de palmas ao presidente da Cotrijal, e ressaltou que em cinco anos a Expodireto avançou para o agronegócio, estabeleceu acordos com instituições de desenvolvimento tecnológico, assumiu importantes tarefas na área social e ambiental, modernizou-se, aderiu ao Programa Gaúcho de Qualidade Total e já se equipara ao Agrishow, de Ribeirão Preto, que é a maior feira de agronegócio do Brasil. Mencionou também a importância que o setor representa para o país e lembrou que uma edição recente da revista norte-americana News Week publicou reportagem de capa louvando o agronegócio brasileiros. "Sabemos o que isto representa para nós, gaúchos: o mundo nos olha com grande interesse", disse o governador. "A Expodireto, em sua 5ª edição, se afirma como uma das maiores feiras do agronegócio do Mercosul. Temos tecnologia, métodos modernos de produção e qualidade humana, articulados em cadeias produtivas".

O presidente da Cotrijal acentuou que esta Expodireto está quebrando recordes, inclusive o de número de secretários de Estado presentes. "Esta feira não é da Cotrijal, é do cooperativismo gaúcho, é dos produtores", disse Mânica. Ele lembrou também que, a pedido do governador, uma bandeira do RS, de 300 metros quadrados, foi colocada ao lado da bandeira brasileira, de mesmas dimensões, na entrada da feira. Falando logo após, o presidente a Federação da Agricultura, Luiz Carlos Sperotto, agradeceu ao governador por seu esforço pela aprovação da lei de biossegurança. O deputado Giovani Cherini, representando o presidente da Assembléia Legislativa, elogiou a ação do governo do Estado, que aprovou recentemente a primeira lei que cria políticas de defesa do cooperativismo. Por fim, o prefeito de Não-Me-Toque, Armando Carlos Ross, pediu ao governador que continue a lutar, como no ano passado, para o avanço da legislação sobre transgênicos. Disse também que sua expectativa é que Não-Me-Toque torne-se no futuro o maior centro de pesquisas para a agricultura do Brasil.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.