CI

ExpoGenética promoverá melhoramento

Começa hoje, em Uberaba, no Triângulo Mineiro, a 9ª edição da ExpoGenética, que será realizada até o próximo domingo, dia 28.


Começa hoje, em Uberaba, no Triângulo Mineiro, a 9ª edição da ExpoGenética, que será realizada até o próximo domingo, dia 28. Aproximadamente 750 reprodutores de corte avaliados pelos principais programas de melhoramento genético serão expostos no evento que, desde 2008 contribui para o avanço do melhoramento de bovinos em todo o País.
 
Estão programados 13 leilões oficializados para a oferta de genética avaliada, quatro a mais que no ano passado. A expectativa é que a ExpoGenética novamente movimente o mercado, especialmente o de touros, às vésperas do início da estação de monta. Em 2015, os nove leilões faturaram cerca de R$ 17,4 milhões, com excepcional crescimento de 56% sobre a receita dos oito remates da edição do ano anterior.
 
Uma das principais atrações da ExpoGenética 2016 é o primeiro Fórum Latino-Americano do Agronegócio Sustentável, que acontece de 23 a 25 de agosto, no Centro de Eventos Rômulo Kardec de Camargos. As experiências de pecuaristas e profissionais do setor pecuário de cinco países (Uruguai, Bolívia, México, Costa Rica e Brasil) serão discutidas no Fórum.
 
Outro destaque é o 1º Workshop do Projeto Equação da Pecuária Eficiente, no dia 23 de agosto, no Centro de Eventos. Durante o curso, os participantes passarão por três fases para a melhoria da gestão e produtividade de seus negócios, com foco no tripé básico da produção animal: saúde, nutrição e genética. O objetivo do workshop é capacitar o produtor, especialmente os pequenos e médios criadores, possibilitando a eles um diagnóstico que permita identificar em qual estágio está o seu sistema produtivo e sua produtividade.
 
A ExpoGenética 2016 também será palco de discussões sobre a seleção de zebuínos e a sustentabilidade da pecuária frente às exigências para a segurança alimentar e a sustentabilidade, com mesa-redonda, no dia 22.
 
Crédito
 
No dia 25, será promovido o 2º Dia de Campo ExpoZebu Dinâmica, cujo foco é a rodada de negócios promovida pelas empresas expositoras. “A rodada de negócios acontecerá em um momento estratégico para o produtor, pois agosto é mês de aquisição de insumos para a próxima safra. O grande diferencial da rodada de negócios é a oportunidade de adquirir grande variedade de produtos pecuários, insumos, máquinas e equipamentos com descontos e prazos especiais para pagamento”, comenta a gerente comercial da ExpoZebu Dinâmica, Icce Garbellini.
 
Segundo ela, a Caixa Econômica Federal, parceira da ExpoZebu Dinâmica, oferecerá crédito pré-aprovado. Para tanto, basta que o produtor procure o sindicato rural de sua cidade e preencha os formulários de informações cadastrais, que seguirão para análise.
No dia 25 de agosto, serão conhecidas as matrizes vencedoras do Prêmio Claudio Sabino Carvalho, promovido pela ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu) durante a ExpoGenética. Concorrem ao prêmio fêmeas que apresentam altos índices de fertilidade, com boa idade ao primeiro parto e bom intervalo entre partos, aliados à avaliação genética positiva.
 
A 5ª edição do Concurso Leiteiro Natural, durante a ExpoGenética 2016, contará com a participação de 23 matrizes das raças zebuínas leiteiras: Gir Leiteiro, Sindi e Guzerá. A novidade é a participação de matrizes Guzolando (oriundas do cruzamento das raças Guzerá e Holandês). A equipe do PMGZ Leite oferecerá degustação de produtos lácteos, elaborados pela AMUR (Associação de Mulheres Rurais de Uberaba) a partir do leite produzido no Concurso Leiteiro Natural.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.