CI

Expoinel ES fecha sua 6 ª edição com balanço positivo

Evento reuniu grandes nomes da cadeia produtiva capixaba


Terminou no último sábado, dia 26 de março, a VI Expoinel ES – Exposição Internacional do Nelore do Espírito Santo -, realizada em Aracruz (ES). O jurado Paulo Cesar Guedes Miranda avaliou 116 animais de 11 expositores, oriundos dos estados da Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. “Apesar de poucos animais em pista, a qualidade e o padrão genético são excelentes e podem representar o Espírito Santo em qualquer exposição do país”, afirma Guedes. Segundo ele, as características dos animais estavam bem equilibradas e uniformes, fato que fez do Campeonato uma disputa acirrada em todas as categorias.


Como um de seus pontos altos, o evento ainda teve a posse da nova diretoria da Associação Capixaba de Criadores de Nelore. Victor Paulo Silva de Miranda, novo presidente da entidade, apontou muitas da vitórias conquistadas durante a gestão de Nabih Amin El Aouar e suas primeiras ações. “Hoje o rebanho capixaba está entre os melhores do Brasil, com um destaque comprovado no Circuito Boi Verde do ano passado, uma ótima iniciativa da Nelore do Brasil. E pretendemos para esse ano levar 800 animais para a etapa de Colatina. Conquistamos uma de nossas grandes vitórias ao elevar o valor da arroba do boi no estado, que em novembro do ano passado ultrapassou a histórica marca dos R$ 100,00”, lembra Victor.

O Grande Campeão foi Heringer Golias, da Fazenda Paraíso, localizada em Vila Velha (ES). O título de Reservado Grande Campeão foi para Kacife TE Indy GR, da RM Agropecuária, de Valença (RJ). No Grande Campeonato de fêmeas a Grande Campeã foi Geisa FIV da ECO, da Fazenda Cachoeira do Cravo, em São Mateus (ES). A Reservada Grande Campeã foi Heringer Ministra, da Fazenda Paraíso.

A Expoinel ES encerrou o Ranking Capixaba 2010/2011, que foi composto por outras duas exposições: GranExpoes e ExpoColatina, e consagrou Dalton Dias Heringer o Melhor Criador e Melhor Expositor Capixaba da Raça Nelore. Nas duas categorias, Claudio Coser ficou em segundo lugar. Os campeões destas duas categorias também serão homenageados na Nelore Fest 2011, evento organizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), que ocorre em dezembro na capital paulista.


A feira promoveu ainda um ciclo de palestras que contou com ótimos profissionais do setor e o Prêmio Matsuda, que selecionou os melhores trabalhos científicos sobre o tema “A importância da Raça Nelore na Sustentabilidade da Pecuária de Corte”. O trabalho vencedor do concurso foi “Nelore: a solução para um novo modelo de mercado”, dos alunos Antônio Pandolfi Filho, Maritza Pataro Lima Gurgel, Mirleide de Araújo e Patrícia do Rosário Rodrigues. Os estudantes Gester Breda Aguiar, Diogo Vivacqua de Lima, Vitor Dalmazo Melotti e Roberto Ramos Sobreira alcançaram o segundo lugar com a pesquisa “Utilização da técnica de inseminação artificial em tempo fixo facilitando o manejo do rebanho Nelore criado em regime extensivo”. E a terceira colocação ficou para o tema “Importância da raça Nelore na sustentabilidade da pecuária de corte do Brasil. O evento também homenageou com o Prêmio Matsuda, os melhores times de tratadores que passaram pela pista capixaba. O grande vencedor foi o conjunto de funcionários da Heringer, seguido pela RM Agropecuária e pelo time da Agropecuária Polyana. Estiveram presentes durante toda a feira alunos e professores da Universidade Vila Velha (UVV) e da Escola Técnica de Santa Maria de Jetibá. O vencedor da Expoinel ES e do Ranking Capixaba 2010/2011 receberam as premiações durante a cerimônia solene de encerramento que aconteceu no dia 26, no Coqueiral Praia Hotel, que também homenageou importantes nomes da pecuária da região: Cláudio Antônio Coser e Paulo Cezar Gallo, ex-presidentes da ACCN; Deni Almeida da Conceição, editor do jornal O Pioneiro, de Linhares (ES); Evair Vieira de Melo, presidente do Incaper; Manoel Ceciliano Salles de Almeida, reitor da Universidade de Vila Velha (UVV); Júlio Rocha, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo; Ênio Bergoli, Secretário da Agricultura do Espírito Santo; e José Antônio Buffon, diretor comercial do Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes).

A Expoinel ES é uma realização da Associação Capixaba dos Criadores de Nelore (ACCN) e tem o apoio do Governo do Estado do Espírito Santo, da FAES-SENAR do Espírito Santo, do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo, do Incaper – Instituto Capixaba de Pesquisa Assistência Técnica e de Extensão Rural. O evento conta com o patrocínio do Bandes – Banco do Desenvolvimento do Espírito Santo e das empresas ABS Pecplan, Tortuga Nutrição e Saúde Animal, Fertilizantes Heringer, Matsuda Sementes e Nutrição Animal, Casa do Adubo, Cofril, Merial Saúde Animal, Canal Agropecuária, Fazendas Ecológicas - Clac, Soesp – Sementes Oeste Paulista, Super-Fós Suplemento Mineral, Premix e CRV Lagoa.

Confira abaixo o resultado de todas as categorias:

Fêmeas Nelore
Campeã Bezerra: Heringer Pérola FIV, de Dalton Dias Heringer
Reservada Campeã Bezerra: Zura da RM, da RM Nelore Agropecuária
Campeã Novilha Menor: Heringer Conquista FIV, de Dalton Dias Heringer
Reservada Campeã Novilha Menor: Domitila FIV Pra Você, da RM Nelore Agropecuária
Campeã Novilha Maior: Huslana FIV da ECO, de Gabriela Coser
Reservada Campeã Novilha Maior: Heringer Dádiva, de Dalton Dias Heringer
Campeã Fêmea Jovem: Naly FIV Bosquea, de Dalton Dias Heringer
Reservada Campeã Fêmea Jovem: Byhara TE 7 Estrelas, de Gabriela Coser
Campeã Fêmea Adulta: Geisa FIV da ECO, de Gabriela Coser
Reservada Campeã Fêmea Adulta: Heringer Ministra, de Dalton Dias Heringer

Machos Nelore
Campeão Bezerro: Heringer Hariel FIV, de Dalton Dias Heringer
Reservado Campeão Bezerro: Heringer Petro FIV, de Dalton Dias Heringer
Campeão Júnior Menor: Barão da RM, da RM Nelore Agropecuária
Reservado Campeão Júnior Menor: Heringer Ouro FIV, de Dalton Dias Heringer
Campeão Júnior Maior: Kacife TE Indy GR, da RM Nelore Agropecuária
Reservado Campeão Júnior Maior: Heringer Urso FIV, de Dalton Dias Heringer
Campeão Touro Jovem: Encosto TE da Popo, da Agropecuária
Reservado Campeão Touro Jovem: 5686 da Derribadinha, da Unicafé Agrícola
Campeão Touro Sênior: Heringer Golias, de Dalton Dias Heringer
Reservado Campeão Touro Sênior: Gim VI FIV da Eco, de Gabriela Coser

Progênie de Mãe
Campeã: Kalgi TE da Cancela, de Dalton dias Heringer
Reservada Campeã: Atrevida TE da Eco, de Gabriela Coser

Progênie de Pai
Campeão: Bitelo da SS, de Dalton Dias Heringer
Grande Campeão: Bitelo da SS, de Cláudio Antonio Coser

Grande Campeonato Machos
Campeão: Heringer Golias, da Fazenda Paraíso
Grande Campeão: Kacife TE Indy GR, da RM Agropecuária

Grande Campeonato Fêmeas
Campeã: foi Geisa FIV da ECO, da Fazenda Cachoeira do Cravo
Grande Campeã: Heringer Ministra, da Fazenda Paraíso

As informações são da assessoria de imprensa da Expoinel.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.