CI

Expointer 2008: Após 10 anos, Canadá retorna à feira

Os canadenses têm interesse no setor de máquinas agrícolas, enquanto o RS busca tecnologias para a produção de trigo, leite, canola e, também maquinário


Depois de 10 anos, o Canadá volta à Expointer, atendendo ao convite feito no fim de março pela governadora Yeda Crusius a empresários e investidores da província de Manitoba, durante missão governamental àquele país.

Os canadenses têm interesse no setor de máquinas agrícolas, enquanto o Rio Grande do Sul busca novas tecnologias para a produção de trigo, leite, canola e, também, na área de maquinário. Existe ainda a expectativa de o Rio Grande do Sul e o Canadá tornarem-se parceiros em iniciativas que associem agronegócio e meio ambiente e em projetos de formação de jovens no meio rural.


Uma das líderes da indústria agrária do Canadá, entre as principais fontes de renda de estão o setor agropecuário e o de mineração. O valor total dos produtos cultivados é o terceiro maior do país, atrás somente das provincias de Saskatchewan e Alberta.

Em 1990, Winnipeg, capital de Manitoba, foi declarada província irmã do Rio Grande do Sul.

Relações comerciais

Em 2007, o Rio Grande do Sul exportou US$ 104.895.144 para o Canadá, segundo informações da Secretaria de Desenvolvimento e Assuntos Internacionais. Entre os principais produtos, dos 266 embarcados, figuram calçados, carnes, peles, couros, tabacos, máquinas e móveis.


No mesmo período, foram importados 336 produtos. O volume importado fechou em US$ 75.307.481, em 2007. O RS figura em 5º lugar (4,44%) no ranking dos estados exportadores brasileiros para o Canadá, e em 7º lugar dentre os estados importadores (4,41%).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.