CI

Expointer 2021 - Emater/RS-Ascar finaliza preparativos e divulga atrações

É tradicional a participação da Emater/RS-Ascar na Expointer mais uma vez se fará presente


Foto: Divulgação

É tradicional a participação da Emater/RS-Ascar na Expointer, que neste ano chega à 44ª edição, quando a Instituição, vinculada à Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), mais uma vez se fará presente, respeitando todos os protocolos sanitários de segurança e prevenção à Covid-19. Mesmo com distanciamento e público limitado, a Expointer está sendo considerada pelo agronegócio como a feira da retomada econômica, pois, além de voltar a ocorrer de forma presencial, ocorre na sequência de importantes momentos da agropecuária gaúcha.

"Como ainda estamos em pandemia, importante também ressaltar que a organização da feira, coordenada pela Seapdr, contou com estudos do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), da Secretaria Estadual da Saúde, que definiu protocolos sanitários específicos para diversos setores da Expointer", enfatizou o presidente da Emater/RS, Edmilson Pelizari.

A bilheteria será online para evitar contato e aglomerações, haverá testes de Covid dos expositores e bloqueio automático das catracas caso o limite de 15 mil visitantes seja alcançado, o que representa menos de um terço do público da edição de 2019. "Ainda assim, a Expointer está sendo considerada pelo agronegócio como a feira da retomada econômica, pois, além de voltar a ocorrer de forma presencial, ocorre na sequência de importantes momentos da agropecuária gaúcha", comemora o presidente da Emater/RS.

A Expointer contará ainda com eventos técnicos, como seminários e workshops, que cumprirão todos os protocolos sanitários, com limitação de público por metro quadrado, distanciamento e higienização dos espaços, e ainda uma vasta programação virtual a ser divulgada nas redes sociais da Feira, da Instituição e da Seapdr. "Estamos ansiosos e nos preparando a cada dia para mais essa Expointer, fazendo história e demonstrando a atenção e a qualidade dos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) prestados em todo o Estado pelos nossos trabalhadores, que fazem a credibilidade da nossa Instituição e fortalecem o desenvolvimento do nosso Estado", finaliza Pelizari.

Espaços temáticos da Emater/RS-Ascar

A temática geral do espaço da Emater/RS-Ascar neste ano é A Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) contribuindo com o Desenvolvimento Rural em tempo de pandemia. O objetivo é contribuir para a divulgação e disseminação de conhecimentos e tecnologias sustentáveis adequadas para a agricultura, capazes de melhorar a produtividade, reduzir custos e garantir a segurança alimentar das famílias.

A Expointer 2021 ocorrerá em formato diferente em relação às edições anteriores, quando o Parque de Exposições Assis Brasil terá formas adaptadas de controle de acesso. Antes de ir à Feira informe-se sobre como proceder no site www.expointer.rs.gov.br.

Em relação à Emater/RS-Ascar, neste ano será possível conferir atividades presenciais e digitais. Dentre as atividades presenciais desta edição estão Agroindústria e Cooperativismo no Pavilhão da Agricultura Familiar, Caminhos do Mel, Energia Solar Fotovoltaica, Gestão Ambiental, Horticultura, Inspeção de Pulverizadores, Pecuária de Leite e Corte, Plantas Medicinais, Condimentares e Aromáticas, Secagem e Armazenagem de Grãos, e Turismo Rural.

Para circular no evento todos os visitantes e o público interno precisarão seguir várias regras sanitárias, como uso obrigatório de máscara e álcool gel, além de evitar aglomerações mesmo em espaços ao ar livre.

A Instituição também realizará eventos presenciais e híbridos, que serão transmitidos ao vivo e de forma simultânea no Youtube do Programa Rio Grande Rural e na página do Facebook, bem como eventos exclusivamente virtuais, a exemplo do tradicional Café da Manhã para Imprensa, com divulgação da estimativa da Safra de Verão, a ser realizado na quinta-feira (09/09), às 9h, com transmissão simultânea nas redes sociais.

Confira os protocolos sanitários

Os portões de acesso ao Parque ficarão abertos das 8h às 19h30. Os ingressos serão vendidos pela internet, antecipadamente, mediante o preenchimento de formulário elaborado pelo Cevs. Todos serão obrigados a usar máscara e passarão por uma triagem na entrada do Parque, com medição de temperatura.

Não será obrigatório estar vacinado contra a Covid-19 para participar do evento. No entanto, projeções do Governo do Estado indicam que todos os adultos terem recebido pelo menos a primeira dose da vacina ainda no mês de agosto.

O público interno (expositores, copromotores e trabalhadores em geral) que estará presente durante os nove dias de Expointer, deverá providenciar o exame e apresentar o resultado negativo ou não detectável para Covid, no primeiro dia de acesso ao Parque.
Dentro do Assis Brasil, haverá dispensers de álcool gel e lavatórios de mãos em pontos estratégicos.

Além disso, 150 monitores treinados pela Secretaria Estadual da Saúde farão abordagens educativas sobre a prevenção contra a Covid-19, orientarão sobre uso da máscara e ajudarão a verificar o cumprimento das regras sanitárias.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.