CI

Expointer 2024: pavilhão da agricultura familiar celebra 25 anos

47ª Expointer acontece de 24 de agosto a 1º de setembro


Foto: Foto: Gustavo Mansur/Secom

A 47ª Expointer, que acontece de 24 de agosto a 1º de setembro, marcará os 25 anos de criação do Pavilhão da Agricultura Familiar (PAF) com um recorde de participantes. Este ano, 413 empreendimentos ocuparão o espaço, representando um aumento em relação aos 372 expositores do ano passado. Um total de 181 municípios estarão presentes no evento. As informações foram divulgadas pela Emater/RS.

O número de empreendimentos liderados por mulheres aumentou. Em 2024, serão 216, comparados aos 148 do ano anterior. Além disso, a liderança jovem também cresceu, com 125 jovens no comando de empresas, em comparação aos 87 de 2023. O pavilhão contará ainda com 73 expositores estreantes.

As agroindústrias participantes fazem parte do Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf), coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). O pavilhão apresentará uma variedade de produtos, incluindo flores, plantas, artesanato indígena das etnias Mbyá-Guarani, Kaingang e Xokleng, artesanato de comunidades quilombolas gaúchas e 38 agroindústrias com produtos orgânicos.

O PAF também contará com uma praça de alimentação composta por sete cozinhas vinculadas às agroindústrias familiares. Os visitantes poderão degustar pratos variados, preparados com ingredientes da agricultura familiar, refletindo a tradição e os costumes das diversas etnias rurais do Estado.

O espaço da agricultura familiar é conhecido pela ampla gama de produtos, incluindo embutidos, defumados, queijos, laticínios, pães, cucas, biscoitos, doces, geleias, mel, pescados, derivados da cana-de-açúcar, farinhas, vinhos, espumantes, cachaças, sucos, temperos, frutas desidratadas, ovos, licores, erva-mate, grãos e cervejas artesanais. No artesanato, haverá itens feitos com matérias-primas das propriedades rurais, como lã, fibras vegetais, couro, madeira, porongos e artigos de cutelaria tradicional gaúcha. Entre os produtores de plantas e flores, destacam-se suculentas, orquídeas, bromélias e cactos, além de sementes crioulas.

O Pavilhão da Agricultura Familiar é organizado por uma comissão composta pela SDR, Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS-Ascar), Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag/RS), Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf/RS), Via Campesina e Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.