CI

Expointer entra em contagem regressiva para seu início

Expointer, a maior feira de animais, máquinas, implementos e produtos agropecuários, começa a tomar forma no Parque de Exposições Assis Brasil.


Tradicional evento agropecuário do Rio Grande do Sul, a 39ª edição da Expointer, a maior feira de animais, máquinas, implementos e produtos agropecuários, começa a tomar forma no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Com início no próximo sábado (27/08), a feira neste ano acontece até o dia 04 de setembro e o espaço da Emater/RS-Ascar é um dos destaques.

Com o tema "Promovendo o Desenvolvimento Rural Sustentável no Rio Grande do Sul", o espaço da Emater/RS-Ascar, também tradicional, tem como foco a diversidade da produção agropecuária. Na nova área, ao lado do Pavilhão da Agricultura Familiar, ainda sendo estruturada, a Instituição vai abordar temáticas que fazem parte do cotidiano do agricultor familiar, incentivando práticas que diminuem a penosidade e melhoram a renda das famílias rurais, promovendo a permanência dos jovens no campo com informação e qualidade de vida.

Diversidade agropecuária

Entre as temáticas, destaque para a das Energias Alternativas, com exposição de painéis de energia fotovoltaica, maquetes de usinas para produção de etanol e biodiesel (bioenergias) e um modelo de biodigestor modular.

O Programa Gestão Sustentável da Agricultura Familiar, desenvolvido na região de Frederico Westphalen, também será divulgado, assim como, no espaço da Gestão Ambiental, serão demonstradas tecnologias de saneamento e educação ambiental, com exposição de trabalhos de agrofloresta e agroecologia junto a unidades de referência.

A Bovinocultura de Leite é um espaço sempre muito visitado e nesta Expointer vai incentivar o pastoreio rotativo com sistema de irrigação e demonstrar práticas de manejo de ordenha, conservação do leite e abordar sobre a adequação à legislação que garante a qualidade do produto.

A redução das aplicações de agrotóxicos será confirmada no espaço do Manejo Integrado de Pragas (MIP) e de Controle Biológico de Pragas, demonstrando o monitoramento de pragas com o pano de batida na soja e o controle biológico de lagartas com a vespa. 

Para a recuperação do solo, a Emater/RS-Ascar vai divulgar o uso de plantas de cobertura do solo para adubação verde, terraceamento e cordões vegetados. Neste espaço também haverá demonstração de vermicompostagem e compostagem laminar e as etapas de um sistema de irrigação, desde a captação da água, passando pela bomba, tubulações até o aspersor.

O Policultivo de Carpas faz parte das práticas defendidas pela Emater/RS-Ascar, que oferece capacitação a produtores e estudantes, em seus Centros de Treinamento, como o de Montenegro, que estará divulgando sua grade de cursos. A Instituição também oferece serviços de Classificação e Certificação de produtos, como a erva-mate, e as Unidades de Cooperativismo, que incentivam a agroindustrialização pelas cooperativas da agricultura familiar. 

Hortas domésticas e em pequenos espaços, plantas bioativas e produção comercial em estufa serão demonstradas no espaço da Olericultura, que incentiva ainda o auto-abastecimento e o embelezamento das propriedades. Nesse sentido, se agrega a temática da Segurança e Soberania Alimentar, através da Cozinha Didática, projetada para apresentar aos visitantes da feira diferentes formas de aproveitamento de alimentos.

Com o tema ?A Biodiversidade na sua mesa?, e sendo 2016 o Ano Internacional das Leguminosas, a Emater/RS-Ascar vai apresentar receitas de Plantas Alimentícias Não Convencionais, as chamadas Panc´s, como Suco de açaí com broto de alfafa, Sequilhos de araruta com amendoim, Chimia de Butiá, Bolo integral de feijão miúdo, Biscoito de Natal com batata cará, Pasta de grão de bico com serralha, Torcidinho de folha de batata doce, Esfiha de ora-pro-nobis, Jaracatiada e Salada de yacon com lentilha e ervilha torta.

Como é o dia a dia dos extensionistas, a atuação socioassistencial da Emater/RS-Ascar estará presente em todas as temáticas e ações propostas durante a Expointer. Para isso, serão divulgados projetos e produtos do público assistido, composto por agricultores e pecuaristas familiares, indígenas, quilombolas, pescadores, reassentados e assentados da reforma agrária.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.