Expointer vai reunir 2.825 bovinos
CI
Imagem: Divulgação ABHB
EXPOSIÇÃO

Expointer vai reunir 2.825 bovinos

Raças Charolês, Braford, Holandesa e Simental-Fleckvieh são as que se destacam
Por:

A 44ª edição da Expointer vai reunir 2.825 animais de argola inscritos de 89 raças diferentes. Em cada uma delas tem aquela que traz o maior número de animais para a feira. Neste ano de 2021, entre os bovinos, as raças Charolês, Braford, Holandesa e Simental-Fleckvieh são as que se destacam.

“Eu participo da feira desde 2006, quando ingressei na Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR). O que se percebe são ciclos, onde sempre há destaque em algumas raças em detrimento de outras. Não é uma equação matemática e sim uma variação em função da evolução das raças, que investem muito em melhoramento genético, buscando sempre um produto final de qualidade para o consumidor”, destaca Pablo Charão, zootecnista da Secretaria.

No caso dos bovinos de corte, dos 441 animais de 17 raças, a Charolês e a Braford estão praticamente empatadas, com apenas um animal de diferença inscrito na feira.

A raça Charolês se fará presente no Parque com 77 animais, um aumento de 24,19% em relação a 2019, quando participaram 62 animais. “Este aumento é reflexo do crescimento como um todo da raça. Está tendo muita procura, tanto por animais puros, como também por reprodutores e sêmen para cruzamento’, comemora Cesar Adams Cezar, Presidente da Associação Brasileira de Criadores de Charolês. Segundo ele, é uma raça que com o melhoramento genético está extremamente funcional, com facilidade de parto, precocidade, sem perder a principal característica que é o ganho de peso e o volume nas carcaças.

E na Expointer deste ano, a novidade é o Campeonato Matriz Modelo da raça Charolês, que vai escolher uma matriz modelo campeã ou até 50% do número de matrizes participantes da disputa. Ele vai ocorrer na quarta-feira (08/09), às 11h, na pista 2. Os julgamentos ocorrem nos dias 06 e 07/09.

Já a raça Braford, que participa da feira com 76 animais, registrou uma redução em relação a 2019, quando foram inscritos 82 animais. Mas de acordo com o Presidente da ABHB, Eduardo Soares, as expectativas para a feira são as melhores possíveis, visto o grande número de animais inscritos nas raças Braford e Hereford para a Expointer. “Nós estamos conseguindo dar visibilidade a esses animais através da divulgação em nossas mídias e, principalmente, nas transmissões on-line dos julgamentos. Nós temos uma grande responsabilidade de ser o elo de ligação entre produtor, a feira e a divulgação das raças”, destaca. Os julgamentos estão marcados para os dias 07 e 08/09.

O pavilhão dos bovinos de leite é um dos que sempre chama a atenção dos visitantes na Expointer, principalmente em função do já tradicional banho de leite. Neste ano, vão ser 332 animais de quatro raças. A quem tem maior número de inscrições na feira é a holandesa. Além da produção de leite, os criadores também comercializam matrizes, novilhas excedentes e sêmen.

Para Carlos Tang, presidente da Gadolando e pecuarista de Farroupilha, que vem com 15 animais para a Feira, as expectativas são grandes. “A Expointer é o marketing supremo do agronegócio, é o melhor marketing que o produtor pode ter. E o produtor está vendo ali o melhor cenário para expor a sua genética. Mesmo que ele não venda ali, ele pode vender mais para frente”, destaca.

E a feira também é um momento de trocas, acredita Tang. “É a melhor oportunidade de fazer um congresso ao vivo com todos aqueles que estão fazendo a mesma coisa que tu. Esta troca de informações, de conhecimento, esta discussão com os pares não tem igual. É o melhor da feira! Eu, por exemplo, tenho amigos que só vejo na feira, então é também um lugar de encontros e reencontros, de convívio e confraternização”.

A tradicional ordenha do concurso leiteiro acontece nos dias 06 e 07/09, com o banho de leite agendado para o dia 07/09 às 16h. Os julgamentos da raça ocorrem nos dias 08 e 09/09 e no sábado (11/09) tem concurso de jovem puxador, às 15h, destinado às crianças. Elas conduzem terneiros na pista simulando um julgamento.

Os bovinos mistos estão representados por 100 animais de três raças. A que vem em maior número, com 70 animais, é a Simental-Fleckvieh, considerada uma das raças mais nacionais, presente em diversos estados brasileiros por conta da sua capacidade de adequação e fertilidade.

‘Nós estamos bastante otimistas com a retomada de uma Expointer presencial. É uma responsabilidade para todos neste momento de pandemia, por isso precisamos estar muito atentos e seguindo os protocolos sanitários. Mas é um reinício, uma retomada dos negócios e estamos muito felizes de estar participando”, afirma Eduardo Borges de Assis, Pres. Assoc. Criadores da Raça Simental-Fleckvieh. Os julgamentos ocorrem nos dias 06 e 07/09 e o leilão no dia 07/09, às 19h, no estande da raça.

Uma das cabanhas mais tradicionais na criação da raça Simental-Fleckvieh é a Santa Terezinha, de Jaquirana. Participa da Expointer há bastante tempo e sempre com destaque. Em 2019 chamou a atenção por ter a primeira terneira nascida no Parque, Anitta. E no ano passado, ganhou o concurso de touro mais pesado, com 1.210 kg. O mesmo touro, FST Valente Poll V20, conquistou os prêmios de Gran Sênior e o Troféu 50 Anos do Parque Estadual de Exposições Assis Brasil.

Neste ano, vai chamar a atenção dos visitantes por outro motivo. Vai receber neste sábado (04) de manhã a imagem de Santa Terezinha trazida pelos organizadores da Romaria das Rosas, de Santo Antônio de Palma. A imagem vai ficar na entrada do estande da Fazenda na Expointer. É uma homenagem pela mensagem recebida em 2019, quando um balão solto pelos organizadores da romaria percorreu mais de 200 km e caiu na fazenda da família em Jaquirana.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.