A maior feira leiteira do Rio Grande do Sul iniciou-se na manhã de ontem (21-05). A expectativa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado (SAA), uma das promotoras do evento, é superar a exposição do ano passado, não apenas em número de comercialização e público, mas também na discussão de alternativas para incrementar a produção leiteira do Estado. O dia no Parque de Exposições Assis Brasil foi marcado pela chegada e admissão dos animais.
Até às 18h, já haviam ingressado no parque 149 animais da raça holandesa, 115 da raça jersey, 47 cavalos mangalarga, 1.066 terneiros e oito caprinos. O ingresso do gado holandês já está encerrado. O prazo para terneiros termina ao meio-dia de hoje (22-05), dia em que também deverão chegar os primeiros animais de pequeno porte.
O presidente da Associação dos Criadores de Gado Holandês (Gadolando), José Ernesto Ferreira, explica que um dos principais objetivos da 26ª Expoleite é proporcionar a discussão entre criadores e técnicos. "Queremos soluções que tornem a produção leiteira mais viável, transformando o criador em um empresário rural e alcançando resultados melhores em espaços de tempo mais curtos", afirma.
Além dos animais, a exposição também conta com máquinas e implementos, laboratórios e tecnologias de inseminação. Paralelamente, acontecem a 2ª Feira de Terneiros, 3ª Expocoop e 3ª Expoutono. Em 2002, a Expoleite contou com um público de 8,6 mil pagantes.