CI

ExpoLondrina 2011 recebe tecnologia de ponta para gado nelore

O destaque do evento será o lançamento do G-tag® completo


As raças zebuínas, com destaque para a Nelore tem importante papel no Brasil. Além de ser responsável por aproximadamente 80% de toda a produção de carne do país, também constitui um importante patrimônio para a genética bovina. Entre as características que devem ser melhoradas, a tolerância ao estresse está entre as de maior relevância. Não menos importante a velocidade de ganho em peso, precocidade sexual da matrizes e as características de carcaça devem ser trabalhadas a fim de se produzir o zebu ideal para os trópicos.



A genética molecular ou Genômica constitui-se numa ferramenta poderosa na busca de genes ligados a essas e outras características produtivas. Para levar a melhor tecnologia genômica ao zebu brasileiro a Intervet/Schering-Plough Animal Health em parceria com a Genoa Biotecnologia, empresa brasileira focada em genética molecular, desenvolveu um produto que vai trazer benefícios para toda a indústria pecuária do País, resultando em ganhos econômicos significativos. Trata-se do G-Tag®, teste molecular de mapeamento de genes produtivos na raça nelore composto pelos marcadores para Tolerãncia ao estresse, além de Ganho em Peso aos 550 dias (GP550d), Perímetro Escrotal (PE), Área de Olho do Lombo (AOL) e Espessura de Gordura Subcutânea (EGS).


“O G-Tag® Completo é resultado de quatro anos de pesquisa, depois de uma reunião com Neloristas em 2005, que definiu as cinco mais importantes características produtivas a serem melhoradas no Nelore”, diz Alexandre Zadra, gerente de Produto da Intervet/Schering-Plough Animal Health. “Estas cinco características, unidas num mesmo sistema de seleção, resultarão na pecuária exigida pela indústria moderna, de animais precoces, com carne macia e acabamento desejado pela indústria”, acrescenta o gerente.


Alexandre Zadra estará presente durante a 51ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina – a Expolondrina 2011, que acontece, de 7 a 17 de abril, no Parque de Exposições Ney Braga, em Londrina-PR. O gerente de produtos da Intervet/Schering-Plough estará à disposição no estande do parceiro ANEL (Associação dos Neloristas de Londrina) para sanar dúvidas dos pecuaristas a respeito do G-tag e suas eficácia como marcador molecular do Nelore.


O objetivo de Zadra para 2011 é tornar o G-Tag® nacionalmente conhecido como o teste molecular mais confiável da raça Nelore. “Vamos munir o Nelorista de um teste que diga se seus animais são superiores na raça para produzir bezerros e bois de qualidade no seu rebanho e de seus clientes de touros ”, finaliza.

As informações são da assessoria de imprensa da Intervet.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.