CI

Exportação brasileira de arroz ultrapassa 450 mil toneladas

O país fechou o ano agrícola de 2006 exportando 452.320t e o RS exportou 90% do valor


O Brasil já é considerado o 11º exportador mundial de arroz. Com os números de fevereiro, o país fechou o ano agrícola de 2006, período de março ao mês passado, exportando 452.320 toneladas, base casca, batendo todos os recordes históricos e apresentando um crescimento de 19,13% sobre as 379,6 mil toneladas no mesmo período do ano anterior. O Rio Grande do Sul exportou 403 mil toneladas do total, ou 90%.

Conforme levantamento do Irga, o volume de saídas do produto ultrapassou em 13% a meta prevista de 400 mil toneladas. O mês de fevereiro marcou a retomada das exportações brasileiras com 44.464 toneladas. Destaca-se o incremento nas exportações de arroz beneficiado, que atingiram 85,8 mil toneladas (19% do total), quase o dobro do ano anterior, valorizando a qualidade do cereal no mercado internacional. Esta mudança de perfil, aliada à alta dos preços mundiais, permitiu que o volume das transações também apresentasse um crescimento de 20% sobre o ano anterior, totalizando US$ 64,2 milhões de dólares de faturamento.

A exportação brasileira, além de proporcionar o escoamento dos excedentes, está permitindo a prospecção de novos mercados, ampliando a demanda pelo cereal, e inserindo, efetivamente, o Brasil entre os 11 maiores exportadores mundiais. Os principais compradores são os países do continente africano, Senegal, Benin e Gâmbia, principalmente, e a União Européia, com destaque para a Suíça.

O desafio para 2007 é a manutenção e até a ampliação destes mercados, quando o quadro de oferta e demanda estará mais ajustado, reduzindo os excedentes internos e permitindo, a exemplo do que já está acontecendo, a recuperação dos preços.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.