CI

Exportação brasileira de milho pode cair

Safra americana de milho recorde, com 340 milhões de toneladas, pode afetar as exportações do Brasil


A próxima safra americana de milho será recorde, com 340 milhões de toneladas, o que deve afetar as exportações do Brasil. A conclusão é do diretor da Conab, Silvio Porto. Para ele, haverá redução nas vendas do grão brasileiro para o mercado externo. No entanto, não haverá prejuízos, por causa da garantia dos contratos já assinados. Porto diz que a volta do milho americano como grande competidor externo vai afetar a expansão das vendas brasileiras. A estatal projeta embarques de 9 milhões de toneladas ante às 9,5 milhões previstas para a safra 2006/07.

A forte demanda interna pelo produto, principalmente para alimentação de suínos e aves deve garantir a produção do cereal.

Os Estados Unidos voltam a competir no mercado mundial porque vão limitar a quantidade de milho destinada à produção de etanol na próxima safra. Por isso, haverá mais excedente para exportação. Esse cenário deve resultar em uma redução do preço internacional do grão.

Porto avalia que os preços internos não sofrerão grandes alterações devido à possível queda nas exportações do grão, porém, afirma que não atingirão os mesmos patamares deste ano. No início de 2007, a saca do milho era comercializada a R$ 14 e atualmente sai por R$ 25, valorização de quase 80%.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.