CI

Exportação cai 24,4% em setembro e tem pior desempenho em 4 anos em MS

Soja é um dos principais produtos exportados por MS


Mato Grosso do Sul fechou o mês de setembro com saldo negativo na balança comercial. O Estado exportou montante equivalente a 367,07 milhões de dólares no último mês, enquanto importou produtos que totalizaram 467,57 milhões de dólares, uma diferença de 100 milhões de dólares, que representa 21,49 %, segundo o Midc (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior). Na comparação com o mês de setembro de 2013, a queda nas exportações é de 24,4 %. Naquele período, a exportação contabilizou 485,5 milhões de dólares.

Conforme os dados do Midc, o resultado das exportações de setembro é o pior do mês em quatro anos. Apenas em 2010 havia sido registrado saldo negativo para o mês. Naquele período, foi exportado o equivalente a 34,2 milhões de dólares a menos do que o montante importado, que foi de 329,8 milhões de dólares, uma diferença de 10%.

As exportações de setembro apresentaram o pior desempenho em sete meses, neste ano. O resultado só não é pior do que o dos meses de janeiro e fevereiro, quando as exportações ficaram em 269,7 milhões e 350 milhões de dólares, respectivamente. No ano passado, apresentaram saldo negativo os meses de janeiro, fevereiro, março e agosto, além de novembro e dezembro.

Brasil – Em todo o país, as exportações foram de 19,6 bilhões de dólares em setembro. A queda é de 10,2% em relação ao número registrado no mesmo período do ano passado, que foi de 992,9 milhões de dólares.

Já as importações mensais foram de 20,6 bilhões de dólares, o que representa alta de 4% na comparação com o valor do mesmo período de 2013, que foi de 898 milhões de dólares. Com isso, o déficit é de US$ 939 milhões. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.