CI

Exportação de arroz bate recorde

As exportações brasileiras de arroz atingiram novo recorde histórico em julho, de 153,9 mil toneladas, o dobro do mês anterior


As exportações brasileiras de arroz atingiram novo recorde histórico em julho, de 153,9 mil toneladas, o dobro do mês anterior. Do volume, de 74,4 mil t (quase a metade) eram parboilizado. O acumulado das exportações deste ano agrícola é de 487 mil t. O presidente do Irga, Mauricio Fischer, acredita que, até o final da comercialização, os embarques ultrapassarão a meta da Conab de escoar 600 mil t. No entanto, ele destaca que o atual câmbio desestimula as exportações e, por isso, não arrisca afirmar que a meta dos agricultores, de 800 mil t, será cumprida. No ano passado, as vendas externas foram de 780 mil t. O presidente da Federarroz, Renato Rocha, confia no embarque de 800 mil t. "Cada vez mais as exportações crescem e isso representa a sobrevivência do setor. Quanto mais arroz tiramos daqui, melhor o preço no mercado interno." Ele destaca a importância do terminal da Cesa, no porto de Rio Grande.

O volume exportado neste ano é 76% maior do que no mesmo período de 2008, e o resultado financeiro cresceu 44%. "Isso demonstra que, mesmo com cenário externo menos favorável e câmbio valorizado, as exportações de arroz cada vez mais se consolidam como importante via de comercialização", ressalta o vice-presidente de mercado da Federarroz e diretor do Irga, Marco Tavares.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.