Exportação de aves crescerá 10%
CI
Agronegócio

Exportação de aves crescerá 10%

Por:

A exportação de aves deve crescer 10% neste ano em relação ao ano passado. A avaliação foi feita ontem (09-04) pelo diretor industrial da Cooperativa Central Oeste Catarinense (Aurora), Vicenzo Mastrogiácomo, durante o IV Simpósio Brasil Sul de Avicultura, em Chapecó. O diretor da Aurora citou que em janeiro foram vendidas 145 mil toneladas, volume que deve se estabilizar. As exportações aumentaram em janeiro, mas voltaram à normalidade. Mastrogiacomo disse que a guerra não deve afetar as vendas à região, pricipal mercado de aves do Brasil.

O Chefe do Departamento de Vigilância Química da Irlanda do Norte, Glenn Kennedy, que também foi palestrante ontem, disse que a Europa passou a exigir os testes de nitrofurano em 100% das cargas em virtude da detecção da substância, que pode causar câncer, em 56 amostras. Kennedy disse que mais do que os produtos transgênicos, a Europa está preocupada com resíduos de drogas na alimentação. A exigência deve ser cada vez maior. Ele avalia que existe um mercado crescente para o chamado “frango verde”, com alimentação mais natural, mas que tem custos muito altos.

Kennedy acredita que a questão do nitrofurano não deve ter impacto direto nas exportações, pois os produtos são vendidos na Europa com marcas locais. Além disso, lotes de outros países, como a Tailândia, tiveram problemas. Mastrogiácomo disse que as indústrias brasileiras e laboratórios estão se adaptando às exigências da Europa, para manter esse mercado.

Como a produção européia tem limites de crescimento, ele acredita que o Brasil vai continuar a ocupar esse espaço. Há a perspectiva de novos mercados como a China, Índia, Malásia e Cingapura.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.