CI

Exportação de café verde do Brasil sobe 20% em setembro

A receita cambial mostra o bom momento dos preços internacionais da commodity


SÃO PAULO (Reuters) - O Brasil exportou 2,929 milhões de sacas (60 kg) de café verde em setembro, 20,6 por cento acima do volume embarcado em igual período do ano anterior, informou o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) nesta quinta-feira.

Do total exportado em setembro, 2,77 milhões de sacas foram do tipo arábica, volume também 20 por cento superior ao do ano anterior, já que o Brasil comercializa no momento uma safra de ciclo alto de produção.

O volume de robusta exportado continua em níveis reduzidos, atingindo 155 mil sacas em setembro.

Ainda foram embarcados o equivalente a 288 mil sacas de café solúvel, 11 por cento acima do registrado em setembro do ano passado.

A receita com as exportações de café em setembro (verde e solúvel) alcançou 580 milhões de dólares, 48 por cento acima do registrado em igual mês de 2009.

Para Guilherme Braga, diretor geral do Cecafé, a receita cambial mostra o bom momento dos preços internacionais da commodity.

No acumulado dos últimos doze meses, o Brasil exportou 30,84 milhões de sacas, para uma receita de 4,89 bilhões de dólares.

Em relação aos mercados compradores, a Europa surge com 54 por cento de participação da importação do produto brasileiro no acumulado do ano, enquanto América do Norte responde por 22 por cento e Ásia por 17 por cento.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.