CI

Exportação de carne bovina Argentina deve bater recorde

Entretanto, a situação econômica do país não está colaborando com alguns pecuaristas


Um relatório do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) indicou que as exportações de carne bovina da Argentina estão projetadas para alcançar um recorde de alta de 575.000 toneladas, motivadas pelos preços competitivos. Segundo o USDA, a produção deverá aumentar marginalmente para 3,0 milhões de toneladas. 

“Os exportadores argentinos de carne bovina estão reportando margens lucrativas pela primeira vez em dez anos. De acordo com fontes do setor, as empresas voltadas à exportação, que fecharam na última década para volumes baixos, podem considerar a viabilidade de reabrir no balanceamento das previsões positivas de exportação contra investimentos substanciais necessários para devolver as empresas aos padrões operacionais”, informa o relatório. 

Entretanto, a situação econômica do país não está colaborando com alguns pecuaristas locais, principalmente os que mantém gado confinado. Nesse sentido, o Departamento alega que a crescente das exportações deve manter os negócios por algum tempo, mas alerta que eles não serão tão agradáveis quanto parece. 

“As operações de gado de pasto estão apresentando retornos positivos e novas oportunidades de exportação devem continuar a estimular o investimento na expansão do rebanho. O aumento dos custos de insumos de commodities, no entanto, devido à depreciação cambial recente, está impactando negativamente as margens das operações de confinamento”, diz o texto. 

Para 2019, os estoques finais para gado estão previstos para permanecerem 54,2 milhões de cabeças. Embora a indústria tenha reconstruído o rebanho de uma baixa de 48 milhões de cabeças em 2011, a taxa de expansão parou devido à seca de 2017/2018, uma baixa proporção de bezerros de desmame e alta vacas para abate e exportação. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.