CI

Exportação de carne bovina dos EUA bate recorde histórico

Levando em consideração apenas os cortes de carne, o percentual exportado foi de 11,2% ante 10,4% em 2017


O valor das exportações de carne bovina dos Estados Unidos bateu um recorde histórico ao ultrapassar a marca dos US$ 750 milhões em agosto. De acordo com informações da US Meat Export Fedeation (USMEF), as exportações totalizaram aproximadamente 200 mil toneladas, representando um crescimento de 9% em relação ao mesmo período do ano anterior. 

Segundo o CEO e presidente da USMEF, Dan Halstrom, as exportações de agosto representaram 13,2% da produção total de carne bovina do país, acima dos 12,5% que foram registrados no ano anterior. Levando em consideração apenas os cortes de carne, o percentual exportado foi de 11,2% ante 10,4% em 2017. 

“A USMEF está animada com os recentes desenvolvimentos de acesso a mercados alcançados pelo escritório do representante de comércio dos Estados Unidos e também do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), com condições favoráveis sendo preservadas no México, Canadá e Coréia do Sul e também negociações com o Japão”, comenta. 

Segundo dados do Sistema de Estatísticas de Comércio Exterior do Agronegócio Brasileiro, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o principal concorrente dos norte-americanos nesse cenário é o Brasil, que vendeu cerca de 844 mil toneladas de proteína bovina para o exterior no primeiro semestre do ano, ou seja, 8,3% a mais que no mesmo período do ano passado. Para, Halstrom, a alternativa para os EUA se destacarem ainda mais no mercado é reforçando as negociações com o Japão. 

“Um acordo de comércio com o Japão traria oportunidades para uma expansão ainda maior, à medida que a carne bovina dos EUA se tornasse mais acessível para os consumidores japoneses e estivesse de volta ao mesmo nível da carne bovina australiana”, conclui.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.