Exportação de carne bovina mato-grossense fecha o mês de setembro em alta
CI
Agronegócio

Exportação de carne bovina mato-grossense fecha o mês de setembro em alta

Por:
As exportações de carne bovina registraram crescimento no 9º mês de 2012. Entre janeiro e setembro deste ano o embarque de carnes contabilizou US$ 653,99 milhões, 5,81% a mais do que os US$ 618,1 milhões somados no mesmo período de 2011. Ao todo, este ano já foram enviadas 143,07 mil toneladas ante 127,17 mil toneladas no ano passado.


O presidente da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), José João Bernardes, credita os bons resultados ao aumento na demanda por países do Oriente Médio o que implicou no maior número de abates no Estado.

O crescimento nos embarques, porém, não é registrado nos demais produtos que compõem o complexo da carne. No total houve uma queda de 3,76% nas exportações de carnes, sendo que a redução foi puxada pelas carnes suínas e de frango, com decréscimos de 38% e 19%, respectivamente.


Para José Bernardes, além da maior demanda, outro fator que tem influenciado estes resultados é a redução do rebanho nos Estados Unidos, que fez com que a oferta deles reduzisse. Problemas políticos na Argentina e de sanidade animal no Paraguai também contribuíram para o aumento nas exportações mato-grossenses.


O complexo da carne é um dos principais produtos exportados pelo Estado, perdendo somente para o complexo soja e o milho.

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink