Exportação de suco de laranja cai 13%

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o nosso site e as páginas que visita. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Leia os Termos de Uso e a Termos de Privacidade.


CI
Suco de laranja

Exportação de suco de laranja cai 13%

Maior queda se deu para os EUA
Por: -Eliza Maliszewski

Nos nove primeiros meses da safra 2018/2019 (entre julho de 2018 e março de 2019) as exportações de suco de laranja caíram 13%. No período fora, embarcadas 741.042 toneladas de suco concentrado, congelado. No mesmo período do ano passado foram 855.822 toneladas. A informação divulgada pela Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos (CitrusBR). “A tendência de redução tem se mantido em consonância com os fundamentos do mercado”, comentou o diretor-executivo, Ibiapaba Netto.

O Brasil é o principal exportador de suco de laranja do mundo sendo a União Europeia a maior compradora, com 478.098 toneladas, queda de 7%. A maior queda registrada é para os Estados Unidos, com 26% a menos. 

Para Netto um mercado em potencial é a China, que teve aumento de 200% no consumo interno em 15 anos. Porém nessa temporada a importação do produto brasileiro pelos chineses caiu 4%, fechando em 25 mil toneladas.  “Temos grandes esperanças que as negociações lideradas pelo Ministério da Agricultura em relação a condições de acesso melhorem nossa competitividade e possamos crescer naquele mercado”, afirmou Netto.

Na divisão por variedades, a CitrusBR aponta redução substancial no suco de laranja concentrado congelado (FCOJ), que totalizaram 524.018 toneladas, 19% a menos. A queda é levemente compensada por um aumento nas exportações do suco de laranja não-concentrado (NFC) que chegaram a 217.054 toneladas, alta de 6 %.
 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink