CI

Exportação é pauta conjunta dos setores de aves, suínos e leite no AVISULAT 2016

Evento ainda conta com área de exposição com empresas nacionais e internacionais


O V AVISULAT - Congresso e Feira Brasil Sul de Avicultura, Suinocultura e Laticínios, que ocorre de 22 a 24 de novembro de 2016, em Porto Alegre/RS, reunirá representantes de toda a cadeia produtiva do agronegócio para exposição, debates e negócios. Entre as pautas que afetam os três setores, a exportação é pauta conjunta para o equilíbrio e competitividade do mercado. "A exportação tem sido um oxigênio para toda a cadeia produtiva do agronegócio neste momento da economia brasileira. Os mercados internacionais estão buscando aproximação com o Brasil e o AVISULAT é uma prova disso, com presença de compradores internacionais e empresas na área de exposição", destaca o Coordenador do AVISULAT, Eduardo Santos.

Segundo dados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), as exportações brasileiras de frango in natura, embutidos e outros alimentos processados neste segmento aumentaram 5% no acumulado de janeiro a outubro comparado a igual período do ano passado, totalizando 3,693 milhões de toneladas. Já a exportação de carne suína in natura teve uma elevação de 21% em outubro deste ano na comparação com o mesmo período de 2015. No mês, foram embarcadas 53,2 mil toneladas. No acumulado do ano, houve crescimento de 38,8% (527,3 mil toneladas). No setor de laticínios, a preocupação está especialmente no aumento das importações ocorridas em 2016 de produtos do Uruguai, que derrubaram o preço no mercado interno nacional, prejudicando os produtores e a exportação.

Outros assuntos que também estarão em pauta nas atividades do Congresso AVISULAT são o suprimento de grãos, em especial o milho; os altos custos em energia; as normas de segurança e saúde ocupacional das agroindústrias; a sanidade e consumo. O evento ainda conta com área de exposição com empresas nacionais e internacionais e encontro de negócios com presença de compradores de diversos países. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.