CI

Exportação e produção de açúcar do Brasil devem cair em 03/04


A Organização Internacional do Açúcar (OIA) divulgou relatório de mercado nesta semana. A entidade alerta que os aspectos relacionados à produção brasileira continuam sendo fatores de fundamental importância para a determinação dos rumos do mercado internacional de açúcar. "Apesar do esperado crescimento na produção de cana-de-açúcar do Brasil em 2003/04, a safra e a exportação de açúcar deverão cair, em função do maior uso de cana-de-açúcar para a produção de álcool. A indústria prometeu antecipar a colheita de cana neste ano para produzir um montante

adicional de 1,5 bilhão de litros de álcool a fim de evitar desabastecimento do produto no mercado interno", salienta o documento da OIA.

Segundo a OIA, as refinarias terão que pagar pesadas multas caso não cumpram o compromisso de produzir mais álcool. Além disso, os preços locais para o álcool continuam mais rentáveis na comparação com os preços de exportação do açúcar. No entanto, alguns analistas argumentam que a produção de cana-de-açúcar poderá ser maior do que a esperada e que as exportações de açúcar poderão ser tão elevadas como as registradas no ano passado.

Para a OIA, as perspectivas em torno da oferta e demanda mundial para 2003/04 não indicam muitas novidades. "Com a continuidade do crescimento da demanda internacional para o açúcar numa margem ao redor de 2% ao ano, existem chances de haver pelo menos uma oferta e demanda balanceada no mercado internacional, ou até mesmo um pequeno déficit em 2003/04", conclui a OIA.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.