Exportação nacional de soja está em ritmo acelerado
CI
Agronegócio

Exportação nacional de soja está em ritmo acelerado

Por:

Os registros de exportação brasileira de soja em grão da atual safra, a 2003/04, somaram 8,095 milhões de toneladas até 31 de janeiro, de acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) compilados pela Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove).

O volume corresponde a 32,1% dos embarques totais projetadas pela Abiove para o período de fevereiro de 2004 a janeiro de 2005. Nesta mesma época do ano passado, os registros somavam 8,335 milhões de toneladas, ou 40,7% do total estimado pela associação para entre fevereiro de 2003 e janeiro deste ano.

Para analistas, nos dois casos os percentuais são elevados e refletem os bons preços do grão no mercado internacional tanto no início deste ano quanto no começo de 2003. Neste 2004, as cotações estão sustentados pela quebra da última safra americana e ainda pelas perspectivas de maior demanda por rações derivadas de proteínas vegetais em função da descoberta de um caso da doença da "vaca louca" nos EUA, em dezembro. Mas o surgimento da gripe aviária naquele país hoje é um fator de pressão sobre o mercado.

No caso dos registros de exportação de farelo, o total até 31 de janeiro representa 18,4% da previsão da Abiove para o ano; no óleo, o percentual ficou em 16,3%.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink