CI

Exportação recorde enfrenta falta de navios e frete maior


Os sucessivos recordes do comércio exterior estão provocando um estrangulamento na logística das exportações. Há disputa acirrada por contêineres, o "overbooking" é freqüente nos navios e os preços dos fretes dispararam. Por conta do apetite americano e chinês, a demanda mundial por transporte marítimo cresce 8% ao ano. No Brasil, a alta chega a 15%, complicada pelo descasamento no fluxo de exportações e importações. Para cada três contêineres embarcados hoje para os Estados Unidos, apenas um retorna ao país.


As empresas temem a perda de clientes e negócios no exterior. A Kepler Weber ainda não embarcou nenhum dos 210 contêineres que já deveriam ter seguido para a Venezuela, parte de uma encomenda de US$ 18,2 milhões. Em maio, a Saccaro Móveis encontrou, depois de procurar muito, um contêiner disponível no porto de Itajaí, em Santa Catarina. A caixa, vazia, foi levada para o porto de Rio Grande, mas não foi exportada por causa de "overbooking" no navio.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.