Agronegócio

Exportações brasileiras de arroz batem recorde

Os embarques já alcançam 424 mil toneladas, superando a meta prevista para o ano
Por: -Redação
1 acessos

As exportações brasileiras de arroz bateram recorde histórico de janeiro a novembro. Os embarques totais já alcançam 424,2 mil toneladas, ultrapassando a meta prevista para o ano. Com esse resultado, o Brasil se insere entre os dez maiores exportadores de arroz do mundo.

Em novembro, o país exportou 48,6 mil toneladas com destaque para o arroz beneficiado, com 15 mil toneladas. A saída deste produto aumentou 83% em comparação com o mesmo período de 2005. Até agora, foram 84,2 mil toneladas.

Segundo Marco Tavares, assessor do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), a prospecção de novos mercados para o cereal brasileiro permite direcionar os excedentes a outros mercados, ampliando o consumo do produto e permitindo uma melhor adequação entre a oferta e a demanda.

O maior volume de exportações no ano foi do Rio Grande do Sul, com 362 mil toneladas (86% do total), sendo 72,7 mil toneladas de arroz beneficiado. Os principais compradores continuam sendo os países do continente Africano, principalmente Senegal e Gâmbia, e a União Européia, com destaque para a Suíça. As informações são da assessoria de imprensa do Irga.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink